PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (375 palavras)

Conselho Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico se reúne

Na última sexta-feira, 07, ocorreu a reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico (CESIP), na sala da Diretoria de Segurança Contra Incêndio (DSCI), do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). 

Durante a reunião o capitão Oscar apresentou as principais mudanças na Instrução Normativa (IN) 01, que versa sobre os procedimentos administrativos a serem implementados a partir de 17 de fevereiro de 2020, quanto a tramitação de processos nos Serviços de Segurança Contra Incêndio.
A tenente Suellen expôs as principais mudanças a serem adotadas em Santa Catarina a partir da vigência da IN 02, que versa sobre as infrações administrativas. Já o tenente Cesário relatou as modificações previstas para a IN 5, que versa sobre edificações existentes e recentes e também para a IN 24, que trata dos eventos temporários.

O Presidente do CESIP, Coronel Marcos Aurélio Barcelos, também Diretor da DSCI, citou as demais novas Instruções Normativas que passam a vigorar em breve no estado. Também foi comentada a Nota Técnica (NT) 49 que, além de revogar a Nota Técnica 48, apresenta novos requisitos para dispensa do local de resgate aéreo.

Outa abordagem foi sobre o Projeto de Lei de Liberdade Econômica (PL 222) para o estado de Santa Catarina que tramita na Assembleia Legislativa e 
seus possíveis impactos na segurança contra incêndio (SCI) citando as providências já adotadas pela DSCI, no que diz respeito a reclassificação das edificações. Informou aos participantes que o CBMSC está envolvido na questão da regularização de bombeiros civis no país. Sobre o SC Mais Simples, o coronel Barcelos comunicou que representa a DSCI e trabalha ativamente para que a SCI não seja comprometida pelas novas decisões.
 
Ainda aproveitou a oportunidade para mencionar a capacitação prevista  para os bombeiros atuantes na SCI nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro com participação de bombeiros militares de todo o estado. Sobre as instruções reguladoras de análise (IRA) e as instruções reguladoras de vistoria (IRV) esclareceu que a meta é tornar a SCI mais simples e padronizada no estado de Santa Catarina.

A próxima reunião ficou agendada para dia 08 de maio, às nove horas da manhã.

Créditos:
Texto e fotos: Tenente Coronel Jailson Osni Godinho -  Chefe da Divisão de Engenharia Contra Incêndio 
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193