1 minuto para leitura (297 palavras)

Coordenadorias de Forças-tarefa e de Incêndio Florestal se reunem

Na última terça-feira (18/07), as coordenadorias da Força-tarefa e de Incêndio Florestal se reuniram com a presença do Subcomandante- Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM João Valério Borges e com o Comandante da 1ª Região de Bombeiros Militar, Coronel BM César Assumpção Nunes, para discussão do diagnóstico das Forças-tarefa da corporação. Além disso, o encontro serviu para debater a realização de um exercício coletivo de aprimoramento técnico, programado para setembro próximo.

A reunião teve início pela apresentação do diagnóstico das Forças-tarefa dos Batalhões, em que o Major BM Walther Parizotto apresentou estudo realizado pela Coordenadoria, que identifica os principais pontos a serem melhorados em relação à formação dos integrantes que constituem as equipes de Forças-tarefa. Também foi apresentado um diagnóstico indicativo para aquisição de equipamentos pelos Batalhões, com objetivo de melhor equipar as equipes.

Uma certificação, por meio de um exercício simulado, promovido pela Coordenadoria de Incêndios Florestais para algumas Forças-tarefa que preencheram os requisitos mínimos de formação e logística, deverá acontecer em setembro, na cidade de Curitibanos. O exercício consistirá em desenvolver as técnicas de resgate e salvamento num grande desastre simulado, o qual envolverá cinco Forças-tarefa de Santa Catarina, uma do Paraná e uma do Rio Grande do Sul.

Segundo o Subcomandante- Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM João Valério Borges, “A intenção é fazer com que as Forças-tarefa continuem sendo referência para os estados do sul do Brasil e no cenário nacional como um todo. A atuação, em conjunto com outras unidades da federação, pode oportunizar a aproximação e o entrosamento técnico necessários para possíveis atuações em desastres de toda a espécie,” disse.

Fonte: 2º Ten BM Rubens José Babel Junior

Secretário da Coordenadoria da Força-tarefa