Na quinta-feira, 25, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Itajaí, teve a honra de receber o coronel Milton Antonio Lazzaris, ex-comandante geral da corporação e escritor dos livros "Emancipação – Imperativo Técnico", "Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão - 50 anos dedicado a salvar vidas" e "Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma - 50 anos dedicado a salvar vidas".
O coronel Milton Antonio Lazzaris realizou uma palestra falando sobre a história do CBMSC, a qual ele conta nos seus livros. O militar ingressou na carreira de oficial da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e fez escola de formação de oficiais de 1969 a 1972.
O ex-comandante teve um grande e fundamental papel no processo de emancipação da corporação. O CBMSC, que era ligado à Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a partir deemenda à constituição do estado, emancipou-se no dia 13 de junho daquela corporação, e com grande vigor este ano completa seus 20 anos. Em seu livro explica que o trabalho na campanha teve uma média de 700 dias e durou de 2001 a 2003, sendo um dos temas resgatados pelo autor.
Também destacou algumas divergências ocorridas após a emancipação, explicando que ficou surpreso com o que aconteceu durante os dois anos em que saiu e voltou ao quartel do CBMSC após sua transferência para a reserva remunerada. "A evolução dos nossos quartéis, a implantação de centros de ensino, centros de treinamento, a inclusão de bombeiros militares e os novos municípios que estão atendendo a comunidade. Desde 2003, as respostas são entregues em um ritmo mais moderno e sob demanda. Com isso, podendo atender os moradores de Santa Catarina com muito mais eficiência.