3º BBM recebe novo Comandante e promove praças em solenidade

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar apresentou seu novo comandante à comunidade de Blumenau e região na segunda-feira (26/11): o Tenente-Coronel BM Luciano Mombelli da Luz assumiu o batalhão em substituição ao Coronel BM José Gamba Júnior, que seguiu para a reserva da corporação. A solenidade também marcou a promoção de praças BM à graduação de 2º Sargento.

Durante o seu comando no 3º BBM, que durou aproximadamente quatro anos e dez meses, o Tenente-Coronel Gamba deu ênfase à potencialização do atendimento emergencial. Foram construídos seis novos quarteis nos municípios de Blumenau (Itoupava Norte), Gaspar, Indaial, Timbó, Rio dos Cedros e Benedito Novo. Destaca-se também a ativação do serviço aeromédico especializado, com a vinda do helicóptero Arcanjo-03, e a compra de novas viaturas operacionais, embarcações e equipamentos de busca, resgate e salvamento. A centralização da central de operações no município de Blumenau e a ênfase nos treinamentos da tropa foram fatores determinantes para a melhoria geral no atendimento da população da região.

Já o Tenente-Coronel Mombelli retorna ao 3º Batalhão, onde foi subcomandante entre os anos de 2014 e 2017. Sua última função foi de chefe da 4ª Seção do Estado-Maior Geral, que responde pelo planejamento logístico do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O militar possui atuação de destaque na Força Nacional de Segurança Pública, onde participou da segurança dos Jogos Panamericanos, em 2007, e dos Jogos Olímpicos, em 2016. Além disso, é coordenador das instruções de nivelamento do órgão, onde atua na área de ensino desde 2013.

Promoções

O evento ocorrido na sede do 3º BBM também ficou marcado pela promoção de quatro militares à graduação de 2º Sargento, a contar de 25 de novembro:

-Lindomar Ceregatti, comandante do quartel de Rio dos Cedros
-Alan Mohr Welter, do Serviço de Atividade Técnica do quartel de Blumenau
-Airton César Schmits, Chefe de Socorro ao quartel de Blumenau
-Rogério Morais, comandante do quartel de Indaial.

Créditos: Texto: 1º Tenente BM Fillipi Pamplona. Fotografia: Soldado BM Valmir Roberto Martins Júnior