PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (629 palavras)

CORPO DE BOMBEIROS DE SC SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA NACIONAL EM SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E RECEBE COMITIVA DO MATO GROSSO DO SUL


Oficiais do CBMMS buscam conhecer as inovações catarinenses, como o programa "Descomplica" e o sistema e-SCI, que reduziram drasticamente os prazos de análise de projetos

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu, nesta quinta-feira, 18, uma comitiva de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (CBMMS) para uma visita técnica focada em inovação e gestão. O grupo foi recebido pelo Comandante-Geral do CBMSC, Coronel Fabiano de Souza, e pelo Diretor de Segurança Contra Incêndio (DSCI), Coronel Willyan Fazzioni.


A visita faz parte de um roteiro estratégico do CBMMS, que também incluiu passagens pelos Corpos de Bombeiros do Paraná e Rio Grande do Sul. O objetivo principal é aprender com as boas práticas dos estados vizinhos, especialmente no que diz respeito à modernização dos serviços de segurança contra incêndio e aos sistemas informatizados que otimizam a gestão.

"É uma honra para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina receber a comitiva do Mato Grosso do Sul e compartilhar os avanços que conquistamos", destacou o Coronel Fabiano de Souza. "O programa 'Descomplica' foi um divisor de águas, pois conseguimos aliar agilidade para o cidadão e para o empreendedor sem abrir mão da segurança. Agora, estamos evoluindo esse conceito para uma visão de segurança global da edificação, onde analisamos não apenas os riscos de incêndio, mas todos os fatores que garantem a proteção das pessoas em um ambiente construído. Ser referência para outras corporações irmãs nos mostra que estamos no caminho certo e fortalece o sistema de segurança pública em todo o Brasil."

Durante o encontro na DSCI, o Coronel Fazzioni apresentou as recentes mudanças legislativas implementadas em abril de 2024, conhecidas como "Descomplica". A iniciativa foi fundamental para que o CBMSC conseguisse uma redução histórica nos prazos de análise de projetos e vistorias, que caíram de uma média de 60 dias para um prazo máximo de cinco dias.

Além da parte legislativa, a comitiva sul-mato-grossense teve a oportunidade de conhecer a fundo o funcionamento do sistema e-SCI, a plataforma digital do CBMSC que gerencia todos os processos de segurança contra incêndio no estado, garantindo agilidade, transparência e eficiência.


Referência em celeridade e cooperação

O Coronel Claudiney da Silva Quintana, do CBMMS, destacou que a busca por modernidade foi o principal foco da visita. "A gente veio em busca de novos conhecimentos para facilitar o acesso do cidadão ao nosso certificado de vistoria e dar agilidade ao processo de análise. Santa Catarina passou por uma transformação nesses processos nos últimos anos, ganhando celeridade e uma resposta mais rápida", afirmou.

Ele ressaltou que a performance catarinense em reduzir prazos de análise de 60 dias para, no máximo, cinco, foi o que mais chamou a atenção. "Essa performance de celeridade é o que viemos buscar. A metodologia utilizada por Santa Catarina foi inovadora e transformadora", completou.

O Coronel Quintana também enfatizou a forte relação de cooperação entre as duas instituições. "Santa Catarina sempre foi um braço forte nosso, nos ajudando em incêndios florestais no Mato Grosso do Sul e sendo uma referência de conhecimento. Vários de nossos oficiais foram formados aqui e levaram esse know-how para lá. Essa troca de informações fortalece a todos", finalizou. 



Créditos:
Texto: Divulgação CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193