Nos últimos dias, fortes chuvas assolaram Santa Catarina. Só entre os dias 11 e 16 de abril, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu a 150 chamados exclusivamente relacionados às chuvas, em 67 municípios diferentes, totalizando atendimento a 171 pessoas atingidas. Deste total, 67% dos atendimentos foram realizados pelo Litoral Catarinense, principalmente na região da Grande Florianópolis; 18% na região do Oeste e Extremo Oeste e 15% na Serra Catarinense e Meio-Oeste do Estado.
Foram empenhados em torno de trezentos e cinquenta bombeiros, entre militares e comunitários, para esses atendimentos relacionados a quedas de árvores em residências ou vias públicas, pessoas ilhadas, resgate de pessoas em locais de difícil acesso, ocorrências de alagamentos ou enxurradas, e até de deslizamentos. 106 viaturas foram utilizadas para atender as ocorrências do evento.
"Monitoramos a situação e atuamos em conjunto com as equipes da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil durante as chuvas que atingiram Santa Catarina, especialmente no litoral e Vale do Itajaí, para garantir mais agilidade nos atendimentos e melhor direcionamento das equipes sempre que fosse necessário", afirma o Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.
Todas as equipes de Força-Tarefa (FT), que são equipes especializadas em busca, resgate e salvamento para diversas situações, ficaram de sobreaviso por todo o Estado. Em razão do grande volume de chuva, na manhã de sábado, 13, a FT-10, sediada em São José (10ºBBM) na Grande Florianópolis, foi ativada com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento a ocorrências em regiões que a corporação foi mais demandada. Já no primeiro atendimento, por exemplo, na área industrial de São José, 08 pessoas foram retiradas de local de risco e foram abrigadas em casas de familiares que moram em outros bairros da cidade. A FT-10 atuou, também, em diversas ocorrências nos municípios de Paulo Lopes, Palhoça e Biguaçu.
Em Paulo Lopes, um dos municípios mais atingidos do Estado, as equipes do CBMSC atuaram no resgate de famílias que estavam ilhadas. Além disso, prestaram apoio para a entrega de alimentos para famílias que estavam em locais de difícil acesso no bairro Sertão do Campo, em São José. Outra ação da corporação foi a entrega de mantimentos a caminhoneiros e demais cidadãos que estavam presos na interdição no Morro dos Cavalos, na BR 101 Sul. Foram entregues água, alimentos, e outros mantimentos – em parceria com a Defesa Civil Estadual e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a Defesa Civil do Estado, nos próximos dias o sol volta a predominar em Santa Catarina por conta do avanço de uma massa de ar seco e frio. Além disso, as temperaturas começam a cair em todas as regiões, especialmente nos períodos da noite. Assim, a corporação retirou as forças-tarefa da condição de sobreaviso, mas pode retornar as operações caso o mal tempo retorne após esta trégua prevista.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina orienta a todos para tomarem cuidado com áreas que ainda estejam alagadas, de modo a evitar o contato com esta água - para evitar transmissão de doenças -, cuidado com a rede elétrica, e reforça que em caso de necessidade, a população pode acionar a corporação através do telefone 193.