Até a manhã de hoje, 04, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuou em mais de 200 ocorrências relacionadas com a chuva que atinge o estado desde a última segunda-feira, 02.
A operação para o CBMSC iniciou já na segunda-feira com militares responsáveis pelo monitoramento da situação e quando as 15 equipes de Forças-Tarefa (FTs) entraram em estado de sobreaviso. As FTs são equipes especiais da corporação, compostas por oito bombeiros militares cada, que possuem autonomia e equipamentos para atuação. Cada batalhão possui uma equipe de FT, que sempre é empregada nos eventos extremos.
Nesta manhã os comandantes de todos os batalhões do CBMSC se reuniram virtualmente com o Subcomandante-Geral, coronel Hilton de Souza Zeferino, para a organização das estratégias utilizadas, bem como para análise do panorama no estado e das ocorrências geradas neste período. Já no final da tarde a reunião aconteceu também com a presença do Comandante-Geral, coronel Marcos Aurélio Barcelos.
Tubarão e Rio do Sul são as regiões mais atingidas
O 8° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Tubarão, é uma das áreas com maior número de registros de ocorrências e há o reforço das equipes de Forças-Tarefa (Fts). Estão atuando na região a FT 08, do próprio BBM; parte da FT 03, de Blumenau; parte da FT 13 de Balneário Camboriú e a FT 06, de Chapecó foi acionada para reforço.
Em Tubarão acontecia nesta semana o Curso de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (CBRIE), área que está sendo utilizada em grande parte das ocorrências. Os 14 alunos e dois instrutores do curso foram agregados nas equipes, em sistema de revezamento.
Outro local com número elevado de ocorrências é a do 15° BBM, com sede em Rio do Sul, em que atuam a FT 15, do próprio BBM, com acionamento da FT 09, de Canoinhas e a FT 14 de Xanxerê, para reforço. Na região as cidades de Taió e Ituporanga também estão em atendimento e monitoramento constante.
O acionamento de uma equipe de Força-Tarefa não prejudica o atendimento local. Todas as cidades estão com atenção total do CBMSC.
Prevenção
A preocupação do CBMSC seguirá principalmente após a finalização do período chuvoso, por conta dos deslizamentos, que ocorrem por conta do solo encharcado após os períodos de chuva intensa.
O Capitão Alan Delei Cielusinsky, presidente da Coordenadoria de Intervenção em Áreas Deslizadas traz dicas de cuidados que devem ser tomados.
Em caso de emergência ligue 193 - Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Créditos:
Texto: Melina Cauduro – Jornalista do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo Silva de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina