O temporal que caiu na noite desta terça-feira (9/10) em algumas regiões do estado atingiu, em especial, os municípios do meio Oeste catarinense. Capinzal, Lacerdópolis, Zortéa e Ouro tiveram ruas, comércio e casas alagadas. Uma mulher, em Lacerdópolis, morreu vítima da chuva. A casa onde ela estava foi rapidamente alagada por conta da força da água e dos entulhos que se acumularam no local. Desde a noite de terça-feira Bombeiros Militares do 11° Batalhão, com sede em Joaçaba, trabalham para a desobstruir ruas, remover pessoas ilhadas e promover o restabelecimento das cidades atingidas.
De acordo com o Apirante a 1°Tenente Roesner, nesta quarta-feira (10/10) os trabalhos acontecem para limpeza de órgãos públicos e impulsionar a normalidade no comércio e na vida das pessoas atingidas. Ainda em Lacerdópolis, algumas famílias foram levadas para um abrigo municipal.
A Força-tarefa 11, sediada em Joaçaba, foi acionada para auxiliar os trabalhos. Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar possui 14 Forças-tarefa, que são equipes multiespecializadas, com autonomia e prontas para se instalarem em áreas remotas e providenciar os atendimentos necessários, seja socorro ou resgate a vítimas, promover acessos urbanos, facilitar o transporte ou a locomoção de pessoas, entre outras atividades.
Todo o trabalho acontece em parceria com a Defesa Civil do Estado e dos municípios atingidos.
Em Blumenau, algumas casas e ruas também ficaram alagadas. O Parque Vila Germânica, onde acontece mais uma edição da tradicional Oktoberfest, também teve alguns pontos de alagamentos nas ruas adjacentes e no pátio da festa. O volume de água foi tanto e tão repentino que os bueiros não conseguiram dar vazão a tempo, provocando os pontos de alagamento.
Krislei Oechsler- Jornalista
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar.