O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) comemorou nesta terça-feira, 26, os 30 anos de sua presença em Orleans com uma solenidade que destacou avanços, homenagens e novas conquistas para a corporação. O evento, realizado no quartel local, reuniu bombeiros, policiais militares, autoridades, familiares e membros da comunidade.
A cerimônia foi conduzida pelo comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Fábio Collodel, e incluiu uma série de atividades que reforçaram a importância da corporação na região.
Ex-comandantes, ex-combatentes e parceiros do CBMSC foram homenageados por suas contribuições ao longo das últimas três décadas. Durante o evento, o grupamento recebeu novos equipamentos que prometem ampliar a capacidade de atendimento: uma viatura administrativa, equipamentos de busca e resgate em inundações e enxurradas e um monitor cardíaco para Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Outro momento marcante foi a passagem de comando do 1º Grupamento de Bombeiros Militar de Orleans. O Subtenente BM Edson de Souza transferiu a liderança ao 1º Sargento BM Adriano Espíndola da Costa, em um gesto que simboliza a continuidade e renovação da gestão local.
Além disso, 11 bombeiros militares foram promovidos, incluindo um ao posto de major, sete à graduação de subtenente e três à graduação de 1º Sargento.
No mesmo ato também foi realizada a formatura de 10 novos bombeiros comunitários, da turma BC Oelinton Henrique. Esses voluntários atuarão em apoio às guarnições e na disseminação da cultura de prevenção na comunidade.
O subtenente Edson de Freitas também foi destaque ao receber a Medalha de Mérito por Tempo de Serviço, categoria Ouro, em reconhecimento aos 30 anos dedicados à corporação.