O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) celebra, nesta quarta-feira, 13 de agosto, 67 anos de serviços prestados em Blumenau. O primeiro quartel foi inaugurado no município em 1958, devido ao aumento de ocorrências na região. A cidade foi a primeira a receber os serviços do CBMSC fora da capital, Florianópolis.
No início, o quartel contava com um efetivo de 13 soldados. Com o auxílio da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB), foram arrecadados fundos para a construção do primeiro quartel, localizado na Rua São Paulo. Esses bombeiros pioneiros também eram responsáveis por atender outros municípios da região do Médio Vale do Itajaí, que hoje compõem o 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM).
Ao longo dos anos, os demais 13 municípios receberam quartéis próprios, otimizando o atendimento. Atualmente, o efetivo de Blumenau é composto por 79 bombeiros militares.
Em 1978, foi inaugurado o quartel da Rua Sete de Setembro, sede utilizada até hoje. Na década de 1980, dois veículos foram doados pela ACIB para atuarem como ambulâncias, tornando Blumenau pioneira no Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Atualmente, a corporação conta com 39 veículos emergenciais no atendimento à comunidade, entre eles a Auto Escada Mecânica — uma das mais avançadas do mundo, fabricada na Alemanha.
"Desde a chegada dos bombeiros à cidade, a busca por modernização continua constante. A infraestrutura, as viaturas e os equipamentos estão em permanente evolução. Assim, seguimos fortalecendo nosso compromisso de oferecer um atendimento de excelência à população blumenauense", destaca o comandante do 3º BBM, tenente-coronel Mateus Muniz Corradini.
Como diferencial na região, os bombeiros de Blumenau possuem ampla experiência no resgate e atendimento a vítimas em desastres naturais, contando com uma das forças-tarefas mais bem preparadas do estado: a Força-Tarefa 03 (FT-03).
"Os bombeiros militares da nossa Força-Tarefa são extremamente abnegados e dedicados em servir a população. Estamos sempre nos especializando para chegar às ocorrências e resolvê-las com rapidez e eficiência", afirma o comandante da FT-03, capitão Fillipi Pamplona.
Ao longo destes 67 anos, o efetivo do CBMSC em Blumenau segue firme em sua missão: "Vidas Alheias e Riquezas a Salvar".