Corpo de Bombeiros Militar comanda as operações de simulado Integrado no Vale do Itajaí

Entre os dias 6 e 8 de agosto acontece o simulado integrado, simultaneamente, nas cidades de Indaial e Taió, no Vale do Itajaí. O exercício tem a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que também terá integrantes de duas equipes de Forças-Tarefa participando das atividades.

01.08 ValedoItajai

Este simulado trará diversos cenários relacionados a tragédias climáticas e ajuda humanitária, para a preparação na atuação de ocorrências reais. As ações integradas envolvem, além do CBMSC: a Secretaria de Estado da Defesa Civil, as defesas civis dos municípios, as polícias Militar e Civil, SAMU, Bombeiros Privados do Município de Indaial e o Exército Brasileiro.

A atividade está programada para iniciar no dia 06 nas cidades envolvidas, porém o treinamento já se inicia no fim de semana, na sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis.  Por lá, acontecerá o acionamento das equipes e reuniões entre os envolvidos para afinar a atuação.

01.08 ValedoItajai3

Para todos os dias de simulação o CBMSC empregará, além de Bombeiros Militares, embarcações, aeronave, viaturas específicas para a atividade, além de ferramentas e maquinário.

Ocorrências

Serão realizadas simulações de ocorrências reais, com cenários que já aconteceram e que podem acontecer a qualquer momento. A preparação dos ambientes para cada situação se iniciou duas semanas antes do evento. Algumas ocorrências envolverão a participação de cidadãos da comunidade. As cenas poderão incluir a representação de vítimas fatais, residências com abalo estrutural, além de ambientes alagados.

01.08 ValedoItajai2

As mesmas ocorrências serão simuladas tanto em Indaial, com a equipe da Força-Tarefa 03 - pertencente ao 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Blumenau - quanto em Taió com a equipe da Força-Tarefa 05 - pertencente ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages.

Para a organização das equipes será montado o sistema de comando de operações (SCO) em cada local.

Texto: Melina Cauduro - Jornalista. Fotos: Divulgação CBMSC.
Assessoria de Imprensa CBMSC
(48) 9 8843-4427