PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (450 palavras)

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMBATE INCÊNDIO EM BARRACÃO DE ESCOLA DE SAMBA EM JOAÇABA


Após oito horas ininterruptas de trabalho, e Corpo de Bombeiros Militar concluiu o rescaldo de um incêndio de grandes proporções no barracão da escola de samba Vale Samba, em Joaçaba, que começou por volta das 7h. Ainda durante a tarde, foi iniciado o trabalho de perícia que indicará as causas do incêndio. A emissão do laudo tem um prazo de até 30 dias. 



De imediato, equipes dos quartéis de bombeiros militares de Joaçaba, Catanduvas e Água Doce foram mobilizadas, totalizando 12 combatentes no local, entre bombeiros militares e comunitários. Ao chegar à ocorrência, as equipes do CBMSC se depararam com um incêndio de grandes proporções e com alto poder calorífico, decorrente do grande volume de material inflamável e tóxico no barracão. Esse fator dificultou o combate às chamas e contribuiu para a rápida propagação do incêndio.

O comando da operação ficou a cargo do 1º tenente Germanovix, que destacou que, apesar da complexidade e dos riscos apresentados, como a intensidade das chamas, a presença de produtos tóxicos da combustão, o colapso total da estrutura do telhado, o risco de desabamento das paredes e a presença de metais retorcidos, graças à pronta resposta e ao trabalho estratégico das equipes, os imóveis vizinhos, tanto residenciais quanto comerciais, foram totalmente preservados, evitando danos ainda maiores à comunidade.



De acordo com o tenente-coronel Ilton Schpil, comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Joaçaba e atual presidente da Coordenadoria de Combate a Incêndio Urbano, ocorrências dessa natureza e magnitude apresentam um grau de dificuldade elevado, além de um potencial risco à integridade física dos bombeiros combatentes. "A alta concentração de materiais inflamáveis, na grande maioria derivados de petróleo, como isopor, espumas, plumagens e tecidos sintéticos que compõem as fantasias, carros alegóricos e outros adereços, geram chamas de alta intensidade, com poder calorífico que pode chegar a 1000ºC e velocidade de propagação elevadas, sem contar a presença de produtos da combustão altamente tóxicos, como o monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2) e cianeto de hidrogênio (HCN)", explicou o tenente-coronel. 



Créditos:
Texto: Karla Lobato
Imagens: Divulgação CBMSC/Joaçaba
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193