PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (461 palavras)

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA REALIZA RESGATE DE VÍTIMA SOTERRADA EM DESLIZAMENTO


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) finalizou, na manhã desta sexta-feira, 4, o resgate de um trabalhador que foi atingido por um desmoronamento de terra às margens da SC-281, em Angelina. O acidente aconteceu por volta das 16h, de quinta-feira,3. 



A ocorrência mobilizou diversas equipes do CBMSC e de outros órgãos de segurança e proteção. Registrada na Rua São Francisco de Assis, no Centro de Angelina, o resgate demandou uma resposta imediata e coordenada. Equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Rancho Queimado foram as primeiras a chegar ao local, onde já estavam presentes o SAMU e a Polícia Militar (PM), tendo localizado uma vítima parcialmente soterrada.

Com o início da operação de resgate, foi constatado que a vítima já estava em óbito, devido ao grande volume de material. Imediatamente, as equipes do CBMSC iniciaram as operações de resgate, utilizando uma variedade de equipamentos especializados, incluindo motosserras, picaretas, pás, enxadas, ferramenta expansora de resgate veicular, escoras de madeira e um sistema de catraca para tração. Com o avanço da operação e a complexidade da situação, reforços adicionais foram mobilizados, incluindo equipes de Santo Amaro e São José, além do Grupo de Busca e Salvamento (GBS). 



Durante o decorrer da operação, a instabilidade do terreno se manifestou através de barulhos de sedimentos de rocha e queda de árvores, aumentando o risco para os bombeiros e demais profissionais envolvidos. A situação se agravou com o anoitecer, quando condições climáticas adversas se instalaram, com o início de chuvas volumosas.

Diante do aumento significativo do risco operacional, foi necessária a interrupção temporária das operações de resgate, priorizando a segurança das equipes atuantes.

Após a suspensão das atividades, medidas de segurança foram implementadas. A área foi isolada com cones e fitas de sinalização, e a Polícia Militar foi comunicada para manter o isolamento da via. Na primeira hora da manhã, a equipe de Rancho Queimado retomou os trabalhos e conseguiu retirar a vítima dos escombros. 



A operação contou com a participação e apoio de diversas instituições, devido à alta complexidade. Além do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, estiveram presentes e atuantes a Polícia Militar, SAMU, Defesa Civil, Prefeitura Municipal de Angelina e Polícia Civil.


Créditos:
Texto: Izabelle Sofie Luiz
Imagens: Divulgação CBMSC/Angelina
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193