O avanço das tecnologias está presente nas ações de atendimento à população realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A corporação vem ampliando o uso de aplicativos de chamada de vídeo e integrando mapas que permitem aos bombeiros localizar as ocorrências com mais precisão, além de informar a distância para o atendimento.
Com o aprimoramento da ferramenta, o atendente que recebe a chamada pelo 193 consegue visualizar, em uma mesma tela, a localização da ocorrência e todos os recursos de atendimento disponíveis nas proximidades. É possível, por exemplo, verificar se há algum hidrante próximo, no caso de incêndios, ou, em situações de Atendimento Pré-Hospitalar, identificar se há um quartel ou posto de guarda-vidas que possa prestar atendimento mais rápido enquanto a ambulância da corporação se desloca para o local.
"Temos o compromisso, junto ao Governo do Estado, de ampliar e qualificar o uso das tecnologias para garantir um atendimento de excelência à população. Com este sistema, conseguimos reduzir o nosso tempo de resposta nas ocorrências e mantemos o nosso compromisso de salvar vidas", destaca o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.
O mapa também está integrado às câmeras de monitoramento Bem-Te-Vi, que realizam o monitoramento das ruas, possibilitando que, caso a ocorrência esteja acontecendo em um local visível, a situação seja observada de forma mais clara e detalhada. Outra ferramenta que está sendo utilizada é o rastreamento das viaturas. Agora, os bombeiros em serviço ativam a localização através do aplicativo CBMSC Cidadão, permitindo que o deslocamento da viatura seja monitorado em tempo real e a estimativa de chegada informada ao solicitante.
O capitão Marco Aurélio Lino Massarani Costa, chefe do Centro de Softwares de Emergência do CBMSC, explica que essa é uma evolução das ferramentas. "Com esses mapas integrados, temos uma resposta ainda mais ágil às ocorrências. Desta forma, o regulador do COBOM consegue direcionar os melhores recursos para o atendimento. Além disso, a identificação do local de onde a chamada está sendo realizada nos permite realizar uma orientação melhor nos casos de trote, possibilitando que façamos um retorno da chamada e observemos quando a ligação vem de uma localização recorrente", explica.