PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (435 palavras)

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR EM QUILOMBO REALIZA SIMULADO DE ACIDENTE DE TRÂNSITO

No último dia 14, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede em Quilombo, realizou um simulado de acidente de trânsito para os colaboradores da organização Aurora Alimentos, alusivo a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT 2022). 



Na ocasião, foi simulado um acidente de trânsito envolvendo um veículo de passeio com uma vítima presa pelas ferragens. Os funcionários da empresa puderam acompanhar em tempo real, como é feito o atendimento a uma ocorrência de acidente de trânsito, desde o acionamento da equipe de socorro até o transporte da vítima para o hospital. A encenação foi totalmente narrada, para que os espectadores pudessem saber o que acontecia em cada etapa, conforme a rotina de resgate veicular. Além de informar ao efetivo da empresa como é realizado um resgate veicular, o simulado também serviu como treinamento para os bombeiros, que puderam colocar em prática as novas ferramentas hidráulicas do quartel. Essas ferramentas funcionam por meio de baterias elétricas e, além de serem mais leves e mais potentes que as ferramentas usadas anteriormente, não necessitam de um motor externo para operarem. 



O simulado também teve o intuito de informar os espectadores sobre conscientização na hora de dirigir e o que fazer em caso de acidentes. Ações como utilizar o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade e não forçar ultrapassagens em locais proibidos podem evitar ou minimizar os acidentes de trânsito. Além disso, o programa Bombeiro Comunitário também foi apresentado aos colaboradores, a fim de instrui-los sobre os procedimentos para ingresso no serviço comunitário.



O CBMSC, com sede em Quilombo, agradece o apoio da organização Aurora Alimentos e da mecânica Supimpa Car pela doação da carcaça veicular.

Efetivo empregado no treinamento: soldado Scatolin (Comandante da Operação), bombeiro civil profissional Dariva (Resgatista 01), bombeiro civil profissional Maico (Resgatista 02), bombeiro civil profissional Adir (Resgatista 03), bombeiro civil profissional Oliveira (Socorrista 02), bombeiro comunitário Suzimara (Socorrista 01), soldado Hudsson (Narrador).


Créditos:
Texto: soldado Eric Cardoso Scatolin
Imagens: cabo Jeferson Weirich
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193