PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (618 palavras)

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR EMPREGA EQUIPES DE ATENDIMENTOS EXTREMOS POR CONTA DA CHUVA

O trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue intenso desde segunda-feira, 02, mas entre ontem, 04 e hoje, 05, as ações se acentuaram, principalmente na região Sul.


As estratégias da corporação são redesenhadas constantemente de acordo com o monitoramento da situação em cada local enviando mais recursos quando é preciso.



Cidades e regiões em destaque:

Tubarão

Quase 150 ocorrências foram atendidas apenas na região de Tubarão. Nas primeiras 12 horas de ontem, mais mil chamados foram atendidos pelo telefone 193 no 8º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede no município.

As equipes de plantão acabaram atendendo diversas ocorrências mesmo sem chamado, já que muitas vezes atendiam a emergência registrada pelo telefone, mas seguiam atendendo vizinhos e a população local.

Para reforçar o atendimento local estão empregadas as equipes de Forças-Tarefa de outros Batalhões (aquelas especializadas em atendimentos extremos): FT 08 (Tubarão); FT 03 (Blumenau); FT 13 (Balneário Camboriú); FT 06 (Chapecó); FT 10 (São José). Além disso, estão empregados 14 alunos e 02 instrutores do Curso de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas. 



Desde 1974 a região não era tão castigada por conta de eventos climáticos.

Araranguá

A situação se intensificou no Extremo Sul no período entre a noite e a madrugada. Alguns acessos estão bloqueados para chegar na cidade de Araranguá e muitas ocorrências foram geradas. 



As equipes de Criciúma foram dar reforço na região e também foram acionadas as equipes de Forças-Tarefa.

No local estão a FT 04 (Criciúma), bem como a FT 02 (Curitibanos).

Urubici

Entre a noite e a madrugada a situação em Urubici se complicou, já que desde 1996 o local não era tão atingido por chuvas tão intensas. A Força-Tarefa 05, de Lages, foi empregada para apoio, retirando as pessoas de áreas alagadas.

Anitápolis

Durante a noite, quedas de barreiras na região de Rancho Queimado bloquearam o acesso a cidade de Anitápolis, na Grande Florianópolis, agora, no período da manhã, as equipes do Batalhão de São José, área que a atende a região, estão trabalhando para a desobstrução desta região e atendimento ao município.

Rio do Sul e Rio do Oeste

A região de Rio do Sul foi bastante atingida ontem e hoje a atenção se concentra em Rio do Oeste, cidade próxima, já que, de acordo com a experiência local, normalmente a cidade de Rio do Oeste passa a ser atingida logo após a redução dos atendimentos em Rio do Sul.

Para suporte nas operações estão a FT 15 (Rio do Sul), FT 14 (Xanxerê) e FT 09 (Canoinhas).


A preocupação na região também se dá por conta das barragens, porém com monitoramento constante.

Acidentes de trânsito

O CBMSC reforça para a população os pedidos de prevenção nas estradas, já que estão acontecendo diversos acidentes de trânsito. Inclusive, a equipe da Força-Tarefa 14 (Xanxerê) no deslocamento para a região de Rio do Sul atendeu a um tombamento de carreta na estrada, levando os militares a um atendimento de duas horas.

Atenção aos deslizamentos

Além dos pontos alagados a atenção do CBMSC também está nos deslizamentos, uma vez que com o solo encharcado as condições para os deslizamentos se agravam.

Em caso de emergência ligue 193. 


Créditos:
Texto: Melina Cauduro – Jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193