As fotos estão lindas, veja toda a galeria clicando aqui. (somente acesso interno na rede do CBMSC)
Na manha desta sexta-feira, 12, no Centro de Ensino Bombeiro Militar em Florianópolis, formaram-se 36 Cabos BM. Esta é a primeira turma de outras 2 previstas para se formarem até o fim deste ano na corporação. O curso de Cabos é o primeiro na carreira para os praças que ingressam na instituição como soldados, por meio de concurso público. Para se candidatar a uma vaga no curso, o aluno precisa ter interstício mínimo de 5 anos como soldado e passar por um concurso público interno.
Foram dois meses de dedicação exclusiva ao curso, que tem por objetivo principal promover a atualização dos profissionais em técnicas e atividades que são realizadas no cotidiano profissional, como atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e outras práticas correlatas à instituição militar.
Durante a solenidade de formatura, a aluna Cabo Camila Daboit Possamai foi homenageada por obter a melhor colocação no curso. Com média final 10 ela foi Condecorada com a medalha de Mérito Intelectual “Cabo Zilmar Silva Farias”, além de receber uma homenagem da APRASC- Associação de Praças de Santa Catarina.
Em seguida, houve homenagens ao Paraninfo da turma, Cel BM RR Marcos de Oliveira e ao ao 1° Sargento BM RR Dalmiro Coelho, que deu nome à turma e cujo filho também se formou no dia de hoje. Ao receber a homenagem das mãos do filho, o Cabo BM RR Dalmiro, que dedicou mais de 30 anos de serviço a salvar vidas, não conteve as lágrimas ao ver um dos filhos trilhando o mesmo caminho.
Em seu discurso, o Cel BM RR Marcos de Oliveira, disse estar honrado pelo convite para ser paraninfo da turma dizendo que ao acompanhar um pouco da história da corporação, pode constatar que, cada vez mais, o Corpo de Bombeiros Militar busca excelência na prestação dos serviços à sociedade.
Ao fazer uso da palavra, o Comandante-Geral, Cel BM Onir Mocellin desejou sucesso aos formandos e que realmente possam aplicar no cotidiano profissional todas as técnicas e os conhecimentos que foram atualizados ao longo do curso. “É buscando o aprimoramento técnico e constante que, cada vez mais, podemos continuar prestando bons serviços ao público.”
Para encerrar o ato, o tradicional banho de batismo com a presença da chama. O fogo simboliza a chama do conhecimento e da vitória nos sucessos das operações e atividades de bombeiros. Já a água, simboliza a limpeza de alma e a transparência nas boas intenções e no serviço prestado ao público.
Texto: Krislei Oechsler- Jornalista
Fotos: Sd BM Jakson Jacques
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar
Estado de Santa Catarina