Em breve, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina terá mais um apoio nas ocorrências de busca e resgate: a cadela Sol, de 3 meses. Ela chegou de avião do estado de Alagoas, no início desta semana. Na nova casa, em Chapecó, desde sexta-feira (03/08), ela vai continuar com os treinamentos que recebe desde o vigésimo dia de vida. Dentro de aproximadamente 18 meses, estará apta para iniciar as provas de certificação, podendo passar a auxiliar em situações de busca de pessoas desaparecidas, entre outras ocorrências. Sol será conduzida pelo Soldado BM Pinheiro, que já é formado como cinotécnico do Corpo de Bombeiros Militar.
Sol adveio de uma excelente linhagem. É neta dos cães Malu e Ice, considerados os melhores cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar catarinense. O filhote nasceu por inseminação artificial, em Alagoas, estado parceiro na área da cinotecnia e foi presenteado ao CBMSC como retribuição ao primeiro cão certificado de lá, um filhote dos cães do Bombeiro catarinense.
A utilização de cães para operações de busca e resgate foi implantada no Corpo de Bombeiros Militar em 2003. A atividade de cinotecnia tem ganhado espaço e, atualmente, os cães também auxiliam na área da saúde e na reabilitação de pessoas, como em visitas assistidas a hospitais, centros clínicos e casas de apoio.
Créditos: Informações: Tenente Coronel BM Parizzoto e Soldado BM Pinheiro
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina