PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (428 palavras)

Cuidando de quem cuida

 

Aqui em Rio do Sul o clima é de reconstrução. Casas, lojas, ruas tudo está sendo limpo e colocado em seus devidos lugares. É hora também de verificar o que a água estragou e o que pode ainda ser reaproveitado. A vida retoma a normalidade. Nesta sexta-feira, 9, as lojas do comércio reabriram. Algumas famílias ainda estão nos abrigos, pois dois bairros ainda estavam alagados na manhã deste sábado, 10.

 

 

 

 

Na sede do Sistema de Comando de Operações, montado mais uma vez no Colégio Salesiano Dom Bosco, o quartel e as equipes de bombeiros já foram desmobilizadas.

 

Foram cinco dias de trabalho intenso, de dedicação exclusiva a preservar e a salvar vidas e patrimônios. Na Operação Cheias Junho 2017 do CBMSC, foram empregados bombeiros de Rio do Sul, Canoinhas, Fraiburgo, Blumenau, Florianópolis e tantos outros municípios catarinenses. Durante grande parte do tempo, as ações foram coordenadas por uma mulher, Tenente Poliana, que acompanhada da Rafaela, ainda na barriga, passou por momentos de bastante trabalho... Com a dedicação do Tenente Rubens, correndo de um lado para outro, do Tenente Coronel Ariovaldo, Comandante do 5° BBM, preocupado em se todos estavam bem atendidos, de muitos soldados, cabos, sargentos, subtenentes, cadetes e oficiais... das equipes do Batalhão de Operações Aéreas, do Auto Posto de Comando, das Forças-Tarefas. Com apoio da Marinha, das Polícias Civil e Militar, do Samu e de outras instituições públicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram muitos os resgates. São muitas as histórias de vida que se misturam nos piores momentos para que deles possamos retirar as melhores lições. Mas, enquanto os bombeiros se empenham tanto em cuidadar das pessoas, quem é que cuida de quem cuida?

 

 

 

São as pessoas da comunidade, são os voluntários, são os personagens anônimos, que ficam nos bastidores, na retaguarda dando todo o suporte para que quem está na ponta, possa agir. Um dependendo e apoiando o outro. São os rostos de quem muito trabalha e quase nada aparece.

São as equipes da cozinha, é o pessoal da limpeza, é a equipe do colégio Dom Bosco. Na vida normal eles e elas são professores, funcionários públicos, padres, motoristas, empresários... Em época de tragédias e nos momentos em que a comunidade mais precisa deles, ganham asas, se tornam um pouco anjos de todos nós.

 

 

 

 

 

 

 

 

OPERAÇÃO CHUVAS JUNHO 2017-CBMSC

 

Créditos: Jornalista- Krislei Oechsler / Centro de Comunicação Social do CBMSC

Imagens: Sargento BM Ewerton de Oliveira / Centro de Comunicação Social CBMSC

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193