PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (530 palavras)

Curso de Altos Estudos Estratégicos: formatura em Florianópolis

 

 

CLIQUE AQUI para acessar a galeria de fotos.

 

Na noite desta quarta-feira (23/09) foi realizada em Florianópolis a formatura do Curso de Altos Estudos Estratégicos (CAEE): Curso de Especialização em Gestão Pública – Estudos Estratégicos no CBMSC e na PMSC. A ação é fruto de uma parceria entre Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio do Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas (ESAG).

 

A turma de 25 alunos, formada por nove Tenentes Coronéis e cinco Majores do CBMSC, oito Tenentes Coronéis da Polícia Militar e três Inspetores da Polícia Rodoviária Federal, adentrou o Teatro Governador Pedro Ivo acompanhada do Professor Dr. Daniel Moraes Pinheiro, coordenador do curso. Dentre os alunos destacaram-se o Tenente Coronel BM Cláudio Eduardo Hochleitner (primeiro colocado na atividade de bombeiro, com média final de 9,90) e o Tenente Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior (primeiro colocado em atividade policial militar, com média 9,85).

 

Ao contar um pouco da história das instituições e a evolução tecnológica nas atividades policiais e de bombeiro, o Tenente Coronel BM Aldo Baptista Neto, orador da turma, falou sobre a importância da aquisição de conhecimento e experiência em prol do bem servir à população: “o tempo, que nos deu cabelos brancos, é o mesmo que nos trouxe a experiência, a maturidade para reconhecer as nossas falhas e a empatia para extrair as expectativas dos nossos clientes. E que ele, o tempo, continue sendo implacável em renovar sempre o serviço público, mas que nunca nos leve a certeza de que, como agentes de segurança, nosso foco é sempre servir a sociedade”.

 

Embora não pudesse estar presente na data, o Professor Doutor Jovane Medina Azevedo, paraninfo, que emprestou também seu nome à turma, gravou um vídeo aos alunos, projetado na solenidade. Nele, relatou a oportunidade de fazer novos amigos e de conhecer e auxiliar o processo de construção do conhecimento na Segurança Pública, dando ênfase à aplicabilidade dos trabalhos propostos no curso nas instituições.

 

O Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, destacou em seu discurso que a conclusão deste ciclo de estudos é um símbolo da afirmação de um compromisso com o futuro: “com coragem, enfrentando o conservadorismo, inovando e transformando, construir a segurança é um desafio para estas instituições parceiras, agora mas fortes, contando com o apoio dos centros universitários”.

 

Compareceram familiares, amigos, Oficiais das Forças Armadas, Oficiais e Praças do CBMSC e da PMSC. Compuseram a mesa de autoridades, além do Secretário de Estado da Segurança Pública, o Comandante-Geral da PMSC, Coronel PM Paulo Henrique Hemm; o Subcomandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos Antônio de Oliveira; o Professor Dr. Gerson Volney Lagemann, Pró-Reitor de Planejamento da UDESC; o Inspetor Gean Coelho da PRF; o Diretor de Ensino da PMSC, Coronel PM José Aroldo Schlichting; o Diretor de Ensino do CBMSC, Coronel BM Júlio César da Silva e o Professor Dr. Everton Cancellier, Diretor da ESAG.

 

Clique aqui para ver os temas dos trabalhos de conclusão de curso.

 

 

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela / Fotos: Soldado BM Thiago Amorim

 

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193