Entre os dias 10 e 21, aconteceu no 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), em Curitibanos, o Curso de Busca Terrestre (CBTR). Essa edição contou com a presença de alunos externos ao CBMSC, quais sejam: dois representantes do Exército Brasileiro, um da Polícia Militar de Santa Catarina - BOPE e quatro de Corpos de Bombeiros Militar de outros estados, sendo dois do Mato Grosso do Sul, um da Paraíba e um do Ceará.
O CBTR tem duração de duas semanas, com carga horária de 90 horas em regime integral, contemplando as disciplinas de logística, fundamentos e fases de operações de busca terrestre, navegação com carta, bússola, GPS e tecnologias para execução e planejamento.
Os primeiros quatro dias de curso contém carga teórica e os demais dias são destinados a práticas no terreno e aplicação em operações de busca terrestre. O curso ainda conta com instruções nas áreas de cinotecnia, drone, rastreamento e permanência e subsistência em ambiente rural.
O CBTR do CBMSC atrai interesse de militares de outras instituições por abranger exclusivamente atividades voltadas à busca terrestre, focando na logística e no planejamento em operações desta natureza. Na formatura de brevetação do curso, esteve presente o comandante regional da 2ª RBM, coronel Paulo Diniz Arruda Nunes e do comandante do 2ºBBM, tenente-coronel Marco Antônio Eidt, ao qual foi entregue a flâmula símbolo do CBTR.
Por fim, o 3º sargento do Exército Brasileiro, Raul dos Santos Figueiredo, recebeu uma homenagem por ter se destacado durante o curso. Para realizar a análise do aluno destaque, os instrutores consideraram alguns atributos, dentre eles:
- Apresentação do Apronto Operacional;
- Provas individuais de teoria geral e planejamento de Busca Terrestre;
- Provas em equipe de Operações em Busca Terrestre;
- Desempenho individual dos atributos afetivos em Operações de Busca Terrestre.
Acesse o vídeo com mais imagens do curso aqui.