Um Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Porto União no dia 21 de agosto. Ao todo, 24 alunos bombeiros militares de todo o estado, sendo quatro integrantes da Força-Tarefa (FT-07) do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM) participaram do curso.
Para o comandante da Organização de Bombeiros Militar (OBM) em Porto União, Marcos Luciano Colla, é uma satisfação prestar este tipo de suporte para a realização desse curso que é tão importante para a Corporação.
A aula inaugural foi presidida pelo comandante do 13 º Batalhão de Bombeiros Militar (13ºBBM), tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior. Ele destacou que incêndios florestais provocam muitos danos ambientais, à população e inclusive com fatalidades.
O comandante ressaltou que os incêndios florestais provocam muitos danos para a sociedade e o meio ambiente e que o combate é uma atividade de muito risco aos bombeiros, pois o excesso de calor e o ambiente seco, aliado com a fumaça provoca extrema desidratação. Já houve, inclusive, fatalidades com bombeiros decorrente desse tipo de emergência. Para evitar essa situação e tornar o combate cada vez mais eficiente, o CBMSC investe em equipamentos e capacitação dos Bombeiros Militares, e por essa razão a fundamental importância da realização dessa capacitação.
Por fim, destacou que os incêndios florestais ocorrem geralmente por causas humanas e por esse fato as ações de prevenção, como a conscientização da população e aplicação de técnicas como manejo integrado do fogo, auxiliam para a mitigação desses prejuízos.
Dicas de prevenção
A maioria dos incêndios florestais tem causa humana, sendo que mesmo sem intenção de dar início ao incêndio, muitas pessoas utilizam fogo para limpar terrenos ou em lixo e acabam perdendo o controle e , assim, dando início ao incêndio florestal. Por isso a importância da conscientização da comunidade para evitar essas emergências.
Os bombeiros militares mesmo tendo capacitação e equipamentos adequados se expõem ao risco e inclusive já houve caso de fatalidade em atendimentos de incêndios florestais.
Em caso de emergências ligue 193