PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (332 palavras)

CURSO DE SALVAMENTO EM ALTURA É REALIZADO NO BATALHÃO DE TUBARÃO

Entre os dias 18 de setembro a 06 de outubro, foi realizado na sede do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), em Tubarão, o segundo Curso de Salvamento em Altura (CSAlt), com carga horária de 126 horas/aula. O curso contou com a participação de 15 bombeiros militares de Santa Catarina e um bombeiro militar do Estado do Rio Grande do Norte. 



Durante o CSAlt, os participantes receberam instruções de aplicação de sistemas de redução de força, manuseio correto de tripés, técnicas de ascensão e descensão, escalada em torres metálicas com o uso de talabartes, manuseio seguro de escadas em ambientes elevados e condutas de segurança em telhados. 



Além disso, os militares realizaram diversos simulados de resgate em altura, possibilitando-os enfrentar os mais diversos cenários envolvendo a atividade, como a retirada de um parapentista preso em uma árvore, o salvamento de um operário em um silo, resgates em ribanceira e operações de resgate com tirolesa. 



O salvamento em altura é uma atividade de bombeiro especializada no salvamento de vítimas em local elevado através do uso de equipamentos e técnicas específicas, podendo ser no plano vertical, inclinado ou horizontal e exige dos profissionais treinamento e atualização constante.


Créditos:
Texto: sargento Rafael Medeiros Martins
Imagens: Divulgação CBMSC/Tubarão
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193