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CURSO PARA ATENDER NA CENTRAL DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS ENCERRA EM ITAJAÍ

Nesta quarta-feira, 06, terminou o Curso de Atendente da Central de Emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O curso de 40 horas teve início dia 21 de março e finalizou essa semana com a realização das avaliações práticas.



Alguns alunos relataram que sempre atuaram nas ambulâncias dos quartéis e que não conheciam as dificuldades que os atendentes da Central de Emergência enfrentam. Assim, essa capacitação foi uma oportunidade também de conhecer essa atividade e hoje compreendem que mesmo não estando presentes em uma ocorrência, os atendentes têm uma grande responsabilidade, pois tem que conseguir manter a calma e extrair as informações dos solicitantes para realizarem o encaminhamento da ambulância, do caminhão ou outro recurso necessário para cada tipo de emergência.


Segundo o major Mateus Muniz Corradini, presidente da Coordenadoria das Centrais de Emergência do CBMSC, os alunos demonstraram comprometimento com a instrução e domínio do conteúdo. Isso foi demonstrado durante os simulados e avaliações, sendo que, mesmo aqueles que nunca tiveram contato com uma Central de Emergências, conseguem agora acionar o recurso adequado para cada tipo de emergência, e revelam domínio dos guias de atendimento a emergências, conduzindo o solicitante, colhendo os detalhes da emergência e ainda repassar orientações, assim proporcionando maior segurança durante a emergência.



Para a major Juliana Kretzer, bombeira militar que instituiu o Curso de Atendente de Central de Emergências do CBMSC, o curso sempre foi realizado de forma presencial e mesmo com as dificuldades enfrentadas na Pandemia, a capacitação é fundamental e teve que continuar a ser realizada. A militar citou que capacitações como esta, à distância, têm os seus desafios, mas percebe que a estrutura EAD do curso possibilita uma boa capacitação aos alunos. Ainda indica a vantagem dos alunos de todo o estado poderem realizar o curso com maior tranquilidade, pois as videoconferências possibilitam o acompanhamento das aulas sem haver a necessidade do deslocamento, atinge um maior número de alunos e favorece a disseminação do conhecimento. 


A major Priscila Casagrande, Subcomandante e Chefe da Central de Emergência do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM), afirma que o batalhão tem incentivado e investido na capacitação dos atendentes da Central de Emergências. Segundo ela, o telefone 193 é a "porta de entrada" das emergências atendidas pelos bombeiros e assim essencial para eficiência do serviço prestado à sociedade. Dessa forma, essa capacitação é fundamental para realizar um atendimento eficiente, despachando os recursos adequados para cada tipo de emergência. Destacou ainda que a empatia e a cortesia são fundamentais para prestar um bom atendimento à sociedade.


Créditos:
Texto: Estagiária Maeury Victoria Pleposki
Imagens: divulgação CBMSC/Itajaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

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