Dia do Bombeiro: Instruções, missa, exposição e atualização de conhecimento para militares do Sul

No dia Nacional do Bombeiro Militar, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede em Criciúma, que em outro anos abria as portas dos quartéis para população, precisou se reinventar e oportunizou instruções em escolas de Criciúma sobre obstrução de vias aéreas. Além disso, os militares e comunitários participaram de uma palestra sobre ocorrências em minas. Já no Extremo Sul, uma missa foi realizada no quartel de Araranguá e em Sombrio as viaturas e fardamento operacional foram exibidos em uma exposição no Sombrio Moda Shopping.

0707 Criciúma 4

0707 Criciúma 2

Desde as primeiras horas desta última sexta-feira, 02, as instruções foram ofertadas para alunos da Escola Joaquim Ramos, E.E.B. Coelho Neto, E.E.F. Professor Lapagesse e Sebastião Toledo dos Santos, atingindo a faixa etária de 10 a 16 anos, além de professores e diretores.

Para o chefe da Seção de Instrução e Ensino do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), subtenente Cleiton de Bem Albino, é importante que as crianças tenham orientações, para que em uma emergência saibam como agir. “Nós procuramos sempre abordar o maior número de pessoas possível. Além de ser uma oportunidade para eles já estarem preparados para a situação, possuem a capacidade de levar o conhecimento para seus pais”, ressaltou.

0707 Criciúma

O dia também foi de aprendizado para os bombeiros, o geólogo e engenheiro de Segurança do Trabalho, Clóvis Norberto Savi, realizou uma palestra falando sobre ocorrências que envolvem desastres em minas de carvão, comuns na região.

“Foi uma data produtiva para todos nós. É importante que estejamos sempre renovando o conhecimento e aprendendo novos métodos de atendimento em ocorrências deste nível, visando sempre a excelência no atendimento para população”, destacou o subcomandante do 4º BBM, major Henrique Piovezam da Silveira.

0707 Criciúma 1

Missa e exposição são realizadas no Extremo Sul

Na 3ª Companhia de Bombeiros Militar, com sede em Araranguá, uma missa foi realizada no quartel pelo padre Daniel Zilli Da Rolt, da Paróquia Sagrada Família, na manhã da sexta-feira, 2.

Segundo o comandante da 3ª CIA, capitão Vinicius Moura Marcolim, o momento foi de reflexão. “Aproveitamos a solenidade para agradecer mais um ano de trabalho, juntos em prol da comunidade e ainda refletirmos sobre a situação atual que vivemos”, ressaltou.

Em Sombrio, uma parceria foi firmada com o Sombrio Moda Shopping, e fardamentos operacionais, representando cada área que o bombeiro militar atua, e viaturas foram expostas por toda estrutura do local.

0707 Criciúma 3

Texto: Manuela Silva