O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Guaraciaba utilizou o drone HORUS 45 para ações de combate à dengue. O trabalho foi realizado em apoio a Secretaria Municipal de Vigilância Epidemiológica no monitoramento e combate ao mosquito, auxiliando em locais de difícil acesso. As atividades foram concluídas com êxito na última sexta-feira, 26.
A Aeronave Remotamente Pilotada (drone) pode sobrevoar casas, estabelecimentos e órgãos públicos, permitindo a visão aérea de calhas com possíveis acúmulos de água, por exemplo. Os drones equipados com câmeras de alta resolução são capazes de mapear áreas extensas e identificar possíveis focos de proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Eles podem detectar locais com acúmulo de água, onde os mosquitos costumam se reproduzir, permitindo ações preventivas mais rápidas.
De acordo com os bombeiros de Guaraciaba, a ação demonstra o interesse e comprometimento do CBMSC com os moradores do município, no combate à proliferação do mosquito da dengue. O drone utilizado nas ações foi pilotado pelo 3º sargento Thiago Bettio.