PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (284 palavras)

Drones/RPA: CBMSC realiza de simpósio e lança novidade

 

Nesta segunda-feira (25/06) o CBMSC realiza o II Simpósio Nacional de emprego de RPA/DRONES e participa do Seminário Direito e Gestão na Aviação com o emprego de RPA/DRONES (realização Unisul), em Palhoça. Na pauta são discutidos assuntos como a aplicação das aeronaves remotamente pilotadasna Segurança Pública, negócios e serviços, além das questões jurídicas e eventuais impactos destes equipamentos próximos a aeródromos.


Com o público composto por representantes da Segurança Pública, militares e civis, empresas, estudantes e entusiastas da aviação, o evento contou com mais de cem participantes presenciais e cerca de trezentos inscritos online, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Unisul Virtual.

 



Drones também serão utilizados no salvamento aquático

Durante o simpósio foi realizada uma simulação de salvamento, no qual foi demonstrado como uma vítima de afogamento pode ter a ajuda de um drone que é capaz de lançar uma boia auto inflável. A tecnologia já está em uso na Alemanha e nos Estados Unidos, e entra agora em fase de testes em Santa Catarina para utilização na Operação Veraneio de 2018/2019.

 

 


O Chefe de Estado-Maior Geral do CBMSC, Coronel BM Alexandre Corrêa Dutra, explica que a utilidade prática ao CBMSC se dá principalmente na busca por vítimas em locais de difícil acesso, além do auxílio na mensuração e no monitoramento de áreas de incêndio e outros acidentes. “É um equipamento que leva os olhos do bombeiro aos locais onde ele não alcança, facilitando as operações. Este novo advento do lançamento de boia traz ainda uma nova possibilidade, que auxiliará nos resgates e chegará mais rápido a quem precisa de ajuda na água”.

 

Texto e Fotos: Cabo BM Maria Gabriela – CCS do CBMSC.

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193