Alunos do Curso de Formação de Bombeiros Comunitários (CFBC) de Palhoça concluíram o Treinamento de Resistência Operacional (TRO) na última sexta-feira (5). A atividade foi iniciada no quartel do município, com a chegada dos alunos e conferência dos materiais individuais. Após a apresentação, os futuros Bombeiros Comunitários foram vendados e colocados dentro de um ônibus. Acompanhados por Bombeiros Militares, a equipe se deslocou para o local do acampamento, ainda desconhecido pelos alunos.
Revelado apenas após o desembarque do ônibus, o lugar escolhido para o treinamento foram as instalações da Base Áerea, em Florianópolis. A recepção foi organizada pelos militares com sinalizadores e tochas, marcando com honras a chegada do grupo. As atividades foram iniciadas com uma pista de ação e reação, seguida por uma aula de sobrevivência com o Capitão BM Alan Delei Cielusinsky, especialista no tema. Depois, os alunos foram dirigidos para uma oficina denominada “fio noturno”, encerrando o treinamento no sábado (6), pela manhã.
Ainda no sábado, os alunos participaram da oficina de salvamento aquático, na qual receberam instruções de sinalização de praia, afogamentos e demais assuntos relacionados ao tema. Em seguida comeram algumas frutas e deslocaram-se para as trilhas com algumas instruções de busca. Ao final do dia, foi feita uma marcha, margeando a pista de pouso do Aeroporto Hercílio Luz e a pista da Base Aérea até o ponto de finalização do curso. Chegando ao destino, após 27 horas de treinamento exaustivo, os alunos foram recebidos com letreiros de fogo que formavam a frase: “parabéns CFBC”! Completando a recepção surpresa, os familiares aguardavam escondido a chegada dos alunos, em um encontro especial.
Para o Comandante do 1º Pelotão de Palhoça, Tenente BM Marcelo Pereira, o treinamento foi marcante e diferencial na vida dos alunos, que sentiram na pele o cansaço, frio e dificuldades durante um período ininterrupto de atividades sem pausas. No TRO, além da dificuldade física, os alunos exercitaram o raciocínio rápido mediante o estresse e mental, situações que serão habitualmente enfrentadas na rotina de atendimentos em apoio aos Bombeiros Militares. O encerramento com a participação dos familiares foi uma emocionante recompensa de todo o esforço empenhado, entrando para a história dos alunos e militares da OBM de Palhoça.
Agora, os alunos cumrpirão 240 horas de estágio na guarnição, com formatura prevista para final de novembro. Após a formatura, serão certificados como Bombeiros Comunitários, atuando nas guarnições do Corpo de Bombeiros Militar e zelando pela segurança de vizinhos e familiares em ações de primeira resposta. Antes de alcançarem a certificação no CFBC, os alunos concluíram o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), ofertado gratuitamente nos quartéis do CBMSC.
Créditos: 1º Tenente BM Marcelo Pereira - Comandante do 1º/2ª/10ºBBM - Palhoça
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina