O cão de busca e resgate Iron, conduzido pelo Soldado BM Josclei Tracz, de Xanxerê, auxiliou a localização de duas ossadas humanas no distrito de Marechal Bormann, no interior de Chapecó. Através de denúncias anônimas e investigações, a Polícia Civil chegou a um local suspeito e acionou o Corpo de Bombeiros Militar, por volta das 11h de quarta-feira (10). O transporte do binômio (dupla de cão e condutor) até Chapecó foi feito pelo Serviço Aeropolicial (Saer), com uso de um helicóptero. A área de busca, de difícil acesso, estava próxima a uma olaria desativada. Com autorização do proprietário, os bombeiros entraram no terreno e iniciaram a busca pelas vítimas, na qual o cão Iron latiu indicando um poço em que a ossada estava escondida.
Chegando ao local, uma equipe dos bombeiros já havia iniciado o trabalho de abertura na mata, cabendo ao cão Iron alertar sobre novas pistas. O Soldado BM Josclei aproximou Iron a um dos poços do terreno, no qual era possível enxergar apenas uma grande quantidade de lixo, sem odor aparente. Devido ao olfato apurado, o cão indentificou que havia algo no local e latiu, alertando os bombeiros. A partir da sinalização, bombeiros de Chapecó montaram um tripé e deram início ao trabalho de descida ao poço.
Dentro do poço, a equipe encontrou, além do lixo, roupas e a ossada de duas vítimas. O material foi entregue à Polícia Civil e será encaminhado ao Instituto Geral de Perícias (IGP) para investigação. O trabalho de retirada das ossadas levou quase duas horas, devido a limilitação de espaço dentro do poço, com cerca de 2,7 metros de profundidade.
Créditos: Informações: Soldado BM Josclei Tracz. Texto: Mônica Andrade - Estagiária CCS CBMSC. Fotos: Polícia Civil.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina