Dia do Educador Físico: Conheça as principais atividades esportivas promovidas pelo CBMSC

O mês de setembro se inicia com homenagens ao responsável por promover a saúde e qualidade através da prática de atividades. Celebrado no dia 1º, o dia do Educador Físico marca a data em que a profissão foi regulamentada com a criação do conselhos federal e estadual de educação física, em 1998. No Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, os profissionais exercem desde ações operacionais, como combate a incêndio, busca e resgate de vítimas, entre outras, até o trabalho administrativo, promovendo atividades, competições e treinamentos que aperfeiçoam e desenvolvem a capacidade física de civis e militares.

Além de treinamentos constantes dentro da corporação, o CBMSC atua na promoção de atividades que incentivam a prática esportiva, otimizando o preparo físico, qualidadade de vida e interação entre os competidores. Confira abaixo as principais competições realizadas anualmente pelos batalhões no Estado:

02.09 CorridadoFogo

- Corrida do Fogo: Realizada em Tubarão, Blumenau, Xanxerê, Lebón Régis e São Miguel do Oeste. O tradicional evento reúne competidores de todo o Estado em corridas de rua noturnas, algumas inclusive, com trajetos mais curtos para crianças e adolescentes. O desafio costuma ser aberto ao público, incentivando a prática da atividade física e interação da comunidade com a corporação.

02.09 DesafioEscalada

- Desafio de Escalada: Realizado em Balneário Camboriú. Com provas dividas em cinco categorias: Escalada com EPI – Equipamento de Proteção Individual, EPR – Equipamento de Proteção Respiratória, Feminina Absoluta, Masculino até 29 anos, Masculino 30 a 39 anos e Masculino acima de 40 anos.

02.09 JiuJitsu

- Desafio de Jiu-Jitsu: Realizado em Balneário Camboriú, além das participações de bombeiros em outros campeonatos da luta marcial, incluindo nacionais. O evento reune atletas da região, Bombeiros Militares, Policiais Militares, Bombeiros Comunitários, Guardas Municipais e Guarda-vidas Civis para as lutas.

02.09 FireFest

- Fire Fest Integração: Realizado em Porto União. Evento que integra corporações do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e de Santa Catarina e demais instituições públicas dos dois estados e entidades sociais da região, em comemoração ao dia Nacional dos Bombeiros.

02.09 BombeiroDurao

- Bombeiro Durão: Realizado em Gaspar. Disputa entre Bombeiros Militares, Comunitários e integrantes da comunidade e da imprensa local. A atividade requer bom condicionamento físico e demonstra as dificuldades encontradas pelos bombeiros nas ocorrências que exigem força, técnica e superação para cumprimento das missões.

02.09 RiodoRastro

- Desafio da Serra do Rio do Rastro: Estadual. Corrida aberta ao público em que os participantes, a pé ou de bicicleta, percorrem 12 quilômetros de subida em mais de 1.500 metros de altitude, entre paisagens deslumbrantes, contornadas pelos paredões de pedra e cobertos pela mata Atlântica.

02.09 CaboAndrade

- Copa Cabo Andrade: Torneio masculino de futebol que integra Bombeiros Militares, Comunitários e Guarda Vidas Civis. Cada edição ocorre em cidades que são definidas pelos participantes do torneio.

02.09 Salv.Aquatico

- Campeonato Catarinense de Salvamento Aquático: O evento tem como principal finalidade selecionar Guarda-vidas Militares e Civis para o Senabom (Seminário Nacional de Bombeiros), com provas de nado e resgate em piscinas e mar aberto.

02.09 Olimpiada

- Olímpiada Catarinense de Bombeiros: Evento bienal tem por objetivo reunir Bombeiros Militares, Comunitários e Civis Profissionais para competirem em provas que imitam as atividades profissionais de Bombeiros, estimulando o treinamento técnico por meio das competições.

Há ainda a participação de Bombeiros Militares e Comunitários em campeonatos estaduais e nacionais. Entre os parcipantes, estão educadores físicos ou atletas que são acompanhados e treinados pelos profissionais, motivo de orgulho para a corporação representada por medalhas de ouro, prata e bronze.

Créditos: Texto: Mônica Andrade - Estagiária CCS CBMSC. Informações: Major Luiz Gustavo dos Anjos - Chefe da Divisão de Educação Física.