A exemplo do que já ocorre em alguns municípios catarinenses e, conforme vem sendo deliberado em reuniões e encontros temáticos sobre atendimento pré-hospitalar de emergência no estado, em Blumenau, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU começarão a trabalhar em uma única sede. A decisão foi tomada em conjunto entre a equipe gestora do SAMU estadual e o comando do Corpo de Bombeiros Militar da cidade, em reunião na tarde desta quinta-feira, 6/7. A unidade que vai atuar junto com os bombeiros em Blumenau é a avançada, composta por técnicos, enfermeiros e médicos.
De acordo com o Tenente Coronel BM João Batista Cordeiro, atual gerente do SAMU estadual, a medida vai gerar economia de mais de R$260 mil reais por ano aos cofres públicos, considerando os valores que seriam empregados para adequar a atual sede e o aluguel anual do prédio. Atualmente, a base avançada do SAMU em Blumenau fica no bairro Salto do Norte.
A ideia é que as equipes passem a atuar em conjunto na sede do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, na rua Sete de Setembro, região Central da cidade. “Ainda não há data exata para ocorrer a mudança, já que o tempo de rescisão contratual com aluguel deve ser respeitado, mas até o fim do ano, Blumenau também já terá integração no atendimento pré-hospitalar de urgência,” explica João Batista.
Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC