Emancipação do CBMSC é comemorada com entrega de viaturas, medalhas e promoção de oficiais e praças

Para começar a semana, nesta segunda-feira, 14, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) comemora os 18 anos da emancipação com uma solenidade no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM).

1406 Medalhas 07

A emancipação do CBMSC aconteceu no dia 13 de junho de 2003, quando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a Emenda Constitucional 33, que aprovou a separação entre a Polícia Militar de Santa Catarina e o Corpo de Bombeiros Militar, resultando em duas corporações distintas.

Com a presença do governador, Carlos Moisés, da vice-governadora, Daniela Reinehr, e do presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, o evento foi marcado pela entrega de viaturas, medalhas de mérito e ocorreu ainda a promoção de oficiais e praças da corporação.

A solenidade foi transmitida pelo canal do CBMSC no Youtube.

“Todos os atos que ocorrem hoje, em comemoração aos 18 anos de emancipação do CBMSC são de extrema importância, uma vez que visam sempre melhorar o serviço para a comunidade. As futuras viaturas vão auxiliar dois quartéis, os promovidos assumem novas responsabilidades e as medalhas são a coroação do desempenho e mérito dos militares”, destaca o Comandante-Geral.

Entrega de viaturas

Foram entregues ao CBMSC dois chassis novos de caminhão, que serão transformados em viaturas auto bomba tanque e resgate (ABRT), utilizadas para combate a incêndio. O investimento total foi de R$ 670 mi reais e os equipamentos foram destinados aos quartéis de Faxinal dos Guedes e Porto União.

Atos de promoção
Foram promovidos em todo o estado 41 Praças e 15 Oficiais, sendo um deles promovido a coronel, o último posto da carreira dos militares Estaduais.

1406 Medalhas 05

2º Sargento Manoel Genezio da Silva
1º Sargento Dirceu Gâmba Júnior

Medalhas

Aproveitando o momento, foram distribuídas as medalhas de mérito de tempo de serviço, que são destinadas aos bombeiros militares em reconhecimento ao tempo de serviço dedicado a sociedade catarinense. Foram entregues as de mérito ouro, 30 anos de serviço, prata, 20 anos de serviço e bronze, 10 anos de serviço.

1406 Medalhas 04

Também foram concedidas as medalhas de mérito bombeiro militar, em reconhecimento pela demonstração do alto grau de profissionalismo e do elevado senso de responsabilidade junto ao CBMSC.

Nesta solenidade também foi assinada a regulamentação da Lei de Organização Básica do CBMSC.

Confira mais fotos da cerimônia, clicando aqui.

Texto: Melina Cauduro – Jornalista do CBMSC
Imagens: Soldado Jackson JACQUES e Soldado Eduardo Silva DE SOUZA