Empresa Arteris presta homenagem ao Batalhão de Operações Aéreas

Na tarde do dia 19 de julho, integrantes da empresa Arteris e de sua concessionária em Santa Catarina, a Auto Pista Litoral Sul, prestaram uma homenagem ao Batalhão de Operações Aéreas- BOA, em virtude do socorro e pronto atendimento prestado a um funcionário terceirizado que trabalhava no canteiro de obras para construção do contorno viário da Grande Florianópolis, no município de Antônio Carlos. A homenagem foi recebida pelo Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM João Valério Borges e pelo Comandante do BOA, Tenente Coronel BM Fernando Giovanni Kemper.

O funcionário da empresa, Joel Rubens Michelini, 63 anos, no último dia 17, teve um infarto enquanto trabalhava nas obras. Ele entrou em parada cardiorrespiratória e, de imediato, o socorrista Leandro Wagner de Souza, de uma empresa contratada que estava no local, iniciou as manobras de reanimação, até a chegada de uma unidade de suporte básico do SAMU de Biguaçu (Marilene Leite e e Nilson de Farias Júnior). A aeronave Arcanjo 01, do Corpo de Bombeiros Militar, também chegou ao local. Dando continuidade ao atendimento avançado em cardiologia, a equipe, composta por médico, enfermeiros e bombeiros, conseguiu reverter a parada cardiorrespiratória e estabilizar o paciente, que foi conduzido até o Hospital Regional de São José.

O sucesso no atendimento, com socorro especializado obtendo a reversão completa do quadro de parada cardiorrespiratória e posterior recuperação do paciente, somente foi possível graças a parceria firmada entre equipe de saúde do SAMU e bombeiros. Diante da equipe que realizou o atendimento, o Gerente de Segurança do Trabalho, Paulo Mellito, leu uma carta assinada plo Presidente da empresa Arteris, enaltecendo e agradecendo o socorro prestado a um dos seus colaboradores.

Sem dúvidas, o momento mais emocionante foi o reencontro da equipe com o Senhor Joel, hoje completamente recuperado. “Chegar rápido é bom. Chegar com uma equipe médica, com profissionais capacitados, equipamentos e medicamentos, é importante. Mas chegar rápido e com o serviço especializado, é fundamental. Isso só é possível graças à parceria do Corpo de Bombeiros Militar e SAMU, através da Secretaria de Estado da Saúde”, comentou o Tenente Coronel BM Diogo Bahia Losso, Subcomandante do BOA e Comandante do Arcanjo-01 no dia do atendimento.

Participaram do atendimento:

Arcanjo-01

Comandante da Aeronave: Ten Cel BM Diogo Bahia Losso

Copiloto e Comandante de Operações Aéreas: 1º Ten BM Felipe Gelain

Tripulante Operacional: Sd BM Lucas Martins

Médico de Voo: Ten Cel BM Helton de Souza Zeferino

Enfermeiro de Voo: André Ricardo Moreira

A Arteris é uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, com mais de 3.200 quilômetros em operação. Em Santa Catarina, a Auto Pista Litoral Sul, concessionária dos serviços, administra o trecho da BR-101 que vai de Garuva ao município de Paulo Lopes, com extensão de 382,3 quilômetros.

Créditos: B-5/BOA