Na última sexta-feira, dia 16 de março, bombeiros militares do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com formação em Inspeção de Incêndio, reuniram-se na sede, no município de Lages, para tratar da padronização da atividade de perícia em incêndio e explosão na região serrana.
No evento foram tratados os seguintes assuntos: Diretriz Nr 24, a qual regula a atividade de investigação em incêndio no CBMSC, equipamentos necessários para realização de uma investigação, tipos de ocorrências de incêndio em que deverão ser realizados os informes/laudos e relatório de retroalimentação.
Na oportunidade, reuniram-se inspetores e peritos em incêndio, dos municípios de Lages, Correia Pinto, Otacílio Costa, São Joaquim, Bom Retiro e Urubici.
Segundo o Subcomandante do 5º Batalhão, o Capitão BM Muniz, a atividade de investigação de incêndio é de extrema importância, pois além de ser uma atribuição constitucional do CBMSC, os resultados dos informes e laudos, subsidiam o planejamento das atividades de prevenção, de fiscalização do setor de atividades técnicas, bem como do combate realizado pelas guarnições operacionais. Somando-se a tais fatores, os relatórios gerados pelas investigações servem ainda para demonstrar financeiramente, os montantes salvos durante as ações de combate a incêndio.
Créditos: 5°BBM