Na última sexta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Mondaí foi acionado para atender uma ocorrência de busca e resgate de uma embarcação que estava à deriva no Rio Uruguai.
A situação inicial indicava que a embarcação estaria navegando em círculos, levantando preocupações sobre o possível desaparecimento de um pescador. Segundo informações recebidas, um jovem de 23 anos teria saído para pescar pela manhã e não retornou. Outros pescadores relataram ter avistado sua embarcação navegando em círculos nas proximidades onde o rapaz costumava pescar.
Diante da situação, a equipe de mergulho do CBMSC em São Miguel do Oeste foi acionada para uma busca intensa. Uma das principais hipóteses é que tenha ocorrido um abalroamento do motor em uma rede de pesca, que se emaranhou na hélica e possivelmente desequilibrou o pescador que veio a cair no rio. A suspeita foi reforçada ao verificar que uma rede próxima apresentava danos consideráveis em sua malha.
A operação mobilizou esforços do CBMSC em Mondaí, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Itapiranga e São Miguel do Oeste, para uma abertura mais extensa do Rio Uruguai.
Durante quatro dias, mais de 200 quilômetros foram percorridos, com varreduras nas margens do rio tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul.
Na manhã de sexta-feira, 25, o jovem foi encontrado em óbito por um pescador que passava pela margem do rio no Rio Grande do Sul, oposto à comunidade de Linha Sede Capela, no interior de Itapiranga.
A vítima foi levada às margens do lado catarinense, onde a equipe do CBMSC aguardou a chegada da Polícia Científica de São Miguel do Oeste para os procedimentos necessários.