O serviço emergencial do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Araranguá, transcorria dentro do esperado após os fortes ventos e inundações que acometeram a região no último dia 11 de agosto. Mas, por volta das 19 horas e 20 minutos desse dia, um chamado inusitado aconteceu.
De acordo com a Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM), uma família encontrava-se dentro de um veículo praticamente submerso a cerca de 4 km afastado da estrada principal, na localidade de Sanga do Marco.
Ao chegar no local da ocorrência, um cenário desafiador: chuva, frio, vento, alagamento nas margens da via e pista de rolamento, iluminação precária, fios de alta tensão, cercas de arame e relógio de bombas das granjas de arroz espalhados por toda a extensão, além, é claro, de outros fatores que poderiam vir a surpreender a equipe de plantão. Foi necessário uma tomada de decisão e atuação rápida da equipe, composta pelo sargento Everton Moises Cardoso, cabo Marcel da Silva Minatto e pelo bombeiro comunitário Fernando para socorrer as vítimas. Assim, assumindo os riscos, deslocaram-se de moto aquática, rebocando um bote inflável até o determinado local.
Foi verificado pela equipe que a profundidade da água chegou a medir 140 cm de profundidade. No local, encontravam-se três vítimas e um cão. Duas delas, estavam dentro do veículo, sentadas sobre a janela, apoiando-se no rack externo do carro. A outra, sentada em cima do veículo, e ao seu lado, o cabo PM Elienar que já havia se deslocado até o local, com um barco à remo, prestando suporte emocional às vítimas. Imediatamente, todos foram resgatados, colocados no bote com coletes salva-vidas, e conduzidos até as margens da rodovia, em local seguro.
Créditos:
Texto: cabo Karoline Serafim Farias
Imagens: Divulgação CBMSC/Araranguá
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina