Na manhã de segunda-feira, 6 , o 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), em Florianópolis, foi acionado para atendimento de incêndio em residência unifamiliar, no bairro Jardim Atlântico.
As equipes de plantão, ao chegarem no local, realizaram a avaliação da cena e o gerenciamento dos riscos envolvidos e identificaram que o foco inicial concentrava-se no forro da edificação.
Com auxílio de ferramentas apropriadas expuseram o forro e efetuaram o combate às chamas. Durante o combate, perceberam que, apesar das informações de que a energia elétrica já havia sido desligada, na verdade, a rede da casa ainda estava energizada.
Dessa forma, realizaram o desligamento da energia diretamente dos postes de energia elétrica para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Vale ressaltar que ligações clandestinas, os famosos "gato" de luz, também conhecidas como furto de energia elétrica, são uma forma de ligação elétrica destinada a furtar energia e são tipificadas como crime de furto ou de estelionato, dependendo do método que for aplicado. O gato de energia é perigoso, pois pode causar a morte por eletrocussão. Devido ao mais fácil sobrecarregamento da fiação, as possibilidades de queda de energia e de incêndios também são maiores.
O CBMSC não fiscaliza residencias unifamiliares, mas reforça que os cuidados básicos com a segurança de sua moradia como, energia elétrica e canalização de gás, devem ser realizadas por profissionais qualificados e de acordo com as normas de segurança vigentes.
Créditos:
Texto: soldado Roberto Baptista Séra
Imagens: soldado Roberto Baptista Séra
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina