PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (458 palavras)

EQUIPE DE PLANTÃO EM LAGES ATENDE A DOIS GRAVES ACIDENTES DE TRÂNSITO

Na segunda-feira, 15, a equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Lages, foi acionada para atendimento de dois acidentes de trânsito, ambos no período vespertino. 

A primeira ocorrência aconteceu no bairro Centro, envolvendo colisão entre veículos Corsa e Fox. No veículo Corsa estavam duas vítimas, conscientes e sem ferimentos. No veículo Fox, havia duas vítimas. Uma delas, o condutor, foi conduzido ao hospital pela ambulância auto socorro de urgência (ASU), relatando ter perdido a consciência e não lembrar do ocorrido. A segunda ocupante desse veículo estava em encarceramento mecânico, presa pelo cinto de segurança, com a cabeça para baixo. Foi necessário a montagem de um palco de ferramentas e estabilização do veículo, com a utilização das hastes de estabilização. Em seguida, foi realizada a criação de espaço interno, sendo necessário rebater o banco do carona dianteiro, ao qual a vítima estava escorada, com o expansor cilíndrico. Após, a vítima foi acomodada sobre a maca rígida, aplicado colar para estabilizar a região cervical, e imobilizada sobre a maca, para então ser transportada ao hospital, pela ambulância do SAMU.



Na segunda ocorrência, a equipe de plantão deslocou-se para o atendimento e constatou uma colisão frontal entre dois veículos, no bairro Coral, na qual um veículo Onix colidiu na lateral traseira de um HB20, o qual estava estacionado e sem ninguém em seu interior. Com a colisão, o veículo Onix capotou, ficando com os quatro rodados para cima, com uma vítima (a única ocupante deste veículo) sob encarceramento mecânico. Antes da equipe chegar ao local, um bombeiro militar de folga, que estava próximo à ocorrência, prestou os primeiros atendimentos. 



Foi necessário a montagem do palco de ferramentas, garantir a estabilidade do veículo, com a utilização de hastes de estabilização e calços de madeira sob a coluna próxima ao painel. Após a estabilização do veículo, foi realizada a abertura forçada do porta-malas, com ferramenta hidráulica. Em seguida, foi realizada a criação de espaço interno, através da remoção de encosto de cabeça e reclinação dos bancos traseiros, liberando a vítima para extração. A maca rígida foi colocada ao lado da vítima e foi executado o rolamento da mesma para cima da maca, onde foi imobilizada e encaminhada pela ambulância auto socorro de urgência (ASU) ao hospital da cidade.  


Créditos:
Texto: sargento Éder Madruga
Imagens: Divulgação CBMSC/Lages
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193