Uma emocionante operação de resgate de um cachorro preso em um córrego subterrâneo movimentou a equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em São José. O caso ocorreu no dia 21 de setembro, por volta das 13h45min na cidade de São Pedro de Alcântara.
A situação que envolveu o resgate de um animal cativou a atenção da comunidade local. O cachorro estava retido no local por três longos dias, gerando preocupação entre os moradores da região. E foi então que a equipe do caminhão auto bomba tanque resgate (ABTR-185) entrou em ação.
Segundo relatos, o animal estava preso em um córrego subterrâneo, e apesar dos esforços iniciais de civis em abrir buracos entre as rochas que compunham o córrego, o cachorro permanecia inalcançável, apenas sendo ouvido pelos envolvidos na operação.
Com determinação e coragem, os bombeiros adentraram as galerias subterrâneas na tentativa de localizar o cachorro. Foi um trabalho meticuloso, mas a perseverança da equipe de plantão do CBMSC rendeu frutos. Uma das integrantes conseguiu acessar uma caverna mais abaixo e localizou o animal preso entre duas rochas.
O cachorro, visivelmente exausto após sua provação, foi cuidadosamente resgatado pelos bombeiros. Posteriormente, ele foi entregue aos cuidados de uma ONG protetora de animais, que ficou responsável por garantir seu bem-estar e recuperação.
A ação exemplar da equipe do ABTR-185 demonstra o comprometimento e a dedicação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em salvar vidas, não importando se são humanas ou de nossos queridos animais de estimação. O CBMSC reforça a importância da população em acionar os bombeiros em situações de emergência, lembrando que a agilidade no atendimento pode fazer toda a diferença em casos como este.
A missão dos bombeiros vai muito além de combater incêndios, e histórias como essa nos lembram do impacto positivo que eles têm em nossas comunidades. O Corpo de Bombeiros Militar está sempre pronto para servir e proteger, seja qual for a situação.
Veja o vídeo do momento do resgate no instagram do @cbmsc.saojose.