EQUIPE DO CBMSC REPRESENTA O BRASIL EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE SALVAMENTO EM ALTURA

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro a equipe de resgate técnico com cordas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) representará o Brasil na competição internacional Grimp Day que acontecerá em Curitiba, no Paraná. Serão dez equipes do mundo todo, sendo 03 dos Estados Unidos da América (EUA), 01 da Espanha, 01 da Inglaterra, 01 do Chile e 03 do Brasil, sendo uma delas a do CBMSC.

A equipe é composta por bombeiros militares que atuam nos quartéis do CBMSC nos municípios de Seara, Capinzal, Catanduvas, Joaçaba, São Bento do Sul, Itajaí e São José.

O desafio Grimp Day reúne equipes de resgate de todo o mundo (bombeiros, proteção civil, exército, polícia, etc) para competirem em tarefas relacionadas às suas áreas de atuação que é a de salvar pessoas em locais de difícil acesso. Para este tipo de salvamento a técnica usada é com o uso de cordas.

Esse desafio internacional usa normativas de segurança de reconhecimento mundial, como as normativas da NFPA (National Fire Protection Association). Tais normativas preconizam regras de segurança com uso da redundância dos equipamentos que podem ser passíveis de falha, tal como o uso de duas cordas.

No mundo todo este desafio é conhecido como Rope Rescue (resgate com cordas) e no Brasil é chamado pelos bombeiros militares de Salvamento em Altura.

PREPARO PARA A COMPETIÇÃO

A equipe catarinense realizou dois treinamentos específicos para a competição. Um foi em Tubarão, na sede do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM) e o outro na cidade de Mafra, na sede do 9ºBBM.

Nos treinamentos foram realizados simulados de ocorrência de difícil acesso, em que deveria ser utilizadas técnicas de salvamento em altura para efetuar os resgates.

Para tais resgates, a equipe do CBMSC treinou as técnicas de ascensão rápida em corda, transposição de maca 90° graus, resgate de vítima presa em corda, técnica Skate Block, tirolesa inclinada e técnica de tirolesa Kootenay.

Em todas as situações foram utilizadas as normativas da NFPA como referência, tendo assim um padrão internacional de resgate e treinamento para o evento Grimp Day.

EQUIPE DO CBMSC CONQUISTA SEGUNDO LUGAR EM MAIOR EVENTO DE SALVAMENTO EM ALTURA DA AMÉRICA LATINA

A equipe de resgate técnico com cordas do CBMSC conquistou a segunda colocação no Rope Days edição 2023, maior evento de salvamento em altura da América Latina, sediado na cidade de São Paulo.

Participaram do evento 14 equipes, incluindo bombeiros militares e equipes de outros estados brasileiros. A equipe catarinense, composta por oito militares, se destacou pelo profissionalismo, técnica e treinamento exemplares. Durante as provas foi necessário realizar o resgate de vítima em 05 cenários diferentes.

Nos últimos anos o CBMSC tem se desenvolvido muito nessa área operacional. A mudança do uso para cordas para o salvamento em altura inicial de forma parcial em 2015 durante os treinamentos e cursos. Só em 2021, com a aquisição dos equipamentos adequados, é que o uso de cordas foi de fato integrado a este tipo de operação seguindo as normativas da NFPA.

Texto: Cristina Schulze - Assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.