Uma criança de 01 ano foi salva pela equipe que estava de plantão na terça-feira, 02, no município de Itapema. Ela apresentava Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). De acordo com o pai, ela estava se alimentando quando se engasgou com uma bolacha.
Assim que identificou a condição, o pai dirigiu-se até o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Itapema onde foi prontamente atendido pelo cabo Eduardo Santos Correa, pelo aluno-soldado Fabiano Marques dos Passos Júnior e pelo bombeiro comunitário Alberto Tomasoni Neto que começaram a realizar as manobras de desobstrução das vias aéreas no trajeto de deslocamento até o hospital. Ao chegar no hospital, a criança já havia se desengasgado, estava alerta, consciente e com a respiração normalizada.
Pai e filha ficaram aos cuidados da equipe médica do hospital para uma avaliação especializada com o objetivo de garantir que não houvesse complicações decorrentes do engasgamento, mesmo após desobstrução.
É importante ressaltar que o rápido atendimento fez toda diferença para o sucesso do atendimento, que neste caso foi fundamental para o restabelecimento da criança. Além disso, a agilidade do pai em buscas ajuda a reforçar a importância dos responsáveis em agir rápido.