Na noite de domingo, 16, a Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM), acionou a equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) para uma ocorrência na praia da Lagoinha do Leste, próximo ao Morro da Coroa. Dois homens estavam perdidos na região e precisavam de assistência.
Imediatamente a equipe entrou em contato telefônico com as vítimas e forneceu orientações sobre como proceder e se abrigar, já que as condições climáticas eram desfavoráveis, com baixas temperaturas e ventos fortes. A prioridade era garantir que os dois homens pudessem se proteger até a chegada da equipe de resgate.
Após o deslocamento até o início da trilha da Lagoinha, pelo Pântano do Sul, a equipe iniciou a trilha até o topo do Morro da Coroa. Após cerca de 55 minutos, a equipe avistou os dois masculinos a aproximadamente 120 metros de distância. Ambos estavam conscientes, porém apresentavam sinais de hipotermia.
Agindo com rapidez e profissionalismo, a equipe iniciou a descida do morro, levando em consideração as adversas condições climáticas. Buscaram um local protegido para abrigar as vítimas, onde puderam ser hidratadas, alimentadas e aquecidas, garantindo sua estabilidade e conforto.
Com as vítimas devidamente assistidas, a equipe iniciou o retorno ao Pântano do Sul, trilhando o caminho de volta.
A atuação do GBS é essencial em situações como essa, em que a vida e a segurança de pessoas estão em risco. A equipe é altamente treinada e especializada, visando garantir o melhor atendimento às vítimas.
Após o resgate bem-sucedido, os dois homens seguiram por meios próprios e a equipe do GBS retornou ao quartel.
Créditos:
Texto: sargento Rafael Phelippe Goulart e bombeira comunitária Rita de Cássia Carreira
Imagens: Divulgação CBMSC/GBS
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.