Na sexta-feira, 30, as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede em Lages, deslocaram-se para realizar o corte de uma araucária, que apresentava risco iminente de queda sob uma residência, no bairro Santa Mônica.
O solicitante, que era o responsável pela árvore e pela residência, relatou que teve alguns percalços na tentativa de realizar a derrubada da araucária (de aproximadamente 16 metros), desgalhando apenas um dos lados do pinheiro e executando o primeiro corte em um ângulo errado. Com as ações mal calculadas para a realização do corte e a situação agravada pelo vento moderado, criou-se uma condição de risco iminente.
Com a chegada da equipe, o local foi avaliado, realizado o gerenciamento dos riscos e observou-se a necessidade de realizar o tracionamento do pinheiro, para eliminar o risco de queda sob a residência. Foi necessário utilizar uma ancoragem direcional com dois pontos de tração, com utilização dos guinchos dos caminhões auto bomba tanque resgate ABTR-105 e ABTR-130, além de força humana para direcionar a queda do pinheiro.
Após duas horas de planejamento e trabalho de ancoragem, foi possível realizar a derrubada da araucária, sem causar danos às residências próximas e sem comprometer a segurança dos envolvidos.
A Defesa Civil havia emitido um laudo técnico de supressão vegetal, deferindo a derrubada do pinheiro, cujo documento foi apresentado e verificado pelo comandante da operação.