PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (355 palavras)

EQUIPES DE SÃO JOSÉ E FLORIANÓPOLIS ATUAM NO COMBATE A INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA

Por volta das 14h do dia 29 de outubro de 2021, as equipes de plantão de São José e Florianópolis foram acionadas para atendimento de incêndio em residência no bairro Ipiranga - São José, com suspeita de vítima no interior. Ao chegar no local, constatou-se que a vítima havia sido retirada por populares, e que pessoas da comunidade já estavam controlando o incêndio. Para atendimento da ocorrência foram empenhadas as viaturas ABTR-116, ABTR-117, AR-133, ASU-438 e AT-55, sendo dispensadas posteriormente o ABTR-116 e o ASU-438.

0811 São José 1
Após o combate realizado pela equipe de serviço do ABTR-117 e AT-55, utilizando cerca de 1000 litros de água para apagar todos os focos de chamas remanescentes. foi realizada a investigação do incêndio pelo sargento Reinaldo, acompanhado dos alunos-sargentos Hass, Beck, Galende, Nilton e Rafael, que realizavam estágio de Investigação e Perícia de incêndio no 10ºBatalhão de Bombeiros Militar.
0811 São José
Foi identificada que a residência possuía aproximadamente 104m², com área atingida de cerca de 40m², com alta carga de incêndio devido a acumulação de objetos, onde residia um senhor de 75 anos. Definida a zona de origem como sendo o dormitório, percebeu-se nesse local, completamente destruído pelas chamas, a queda do reboco das paredes, o derretimento do vidro da janela e colapso do telhado.
0811 São José 2
Após a escavação do local, sustenta-se a exclusão de falha elétrica, apesar da instalação ser bastante precária, por não haver nenhum equipamento eletrônico ligado dentro da zona de origem. Definiu-se o foco inicial no canto direito do dormitório, devido às marcas de propagação das chamas, sendo sua provável causa ação humana indireta.

Devido a grande quantidade de material acumulado, o tempo resposta das equipes de plantão aliado ao primeiro combate pelos populares foi de fundamental importância para a não propagação do incêndio para as residências vizinhas.

 

Créditos:
Texto: Estagiária Larieti Delgado
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193