A verticalização das edificações tem tornado o uso de elevadores cada vez mais frequente. Apesar de ser uma máquina extremamente segura, existe a possibilidade de acidentes ocorrerem. Por este motivo aconteceu, entre os dias 25 e 28 de Abril, em São José, o treinamento sobre emergências envolvendo elevadores.
A atividade foi ministrada pelo técnico em elevadores da empresa ThyssenKrupp, Paulo Garske, para as quatro guarnições de serviço que atuam na atividade operacional, envolvendo bombeiros militares e bombeiros comunitários. Nos quatro dias de atividade, 32 bombeiros foram instruídos.
Durante as aulas teóricas, foram possibilitadas informações relevantes referentes às características construtivas e de operação dos equipamentos, bem como apresentados os tipos de elevadores encontrados em nossa região, além das características de frenagem e possíveis panes que os equipamentos podem apresentar.
Nas atividades práticas, as equipes puderam vivenciar várias situações de pane que podem ocorrer nos elevadores, bem como aprender a maneira de solucioná-las. Destas ocorrências, a que mais destaca-se é aquela na qual as pessoas ficam presas dentro da cabine do elevador.
Seguem abaixo dicas que podem ser seguidas durante o uso dos elevadores:
Não faça
- Jamais puxe a porta com o elevador em movimento ou apresse o fechamento das mesmas;
- evite apertar várias vezes o botão de chamada ou chamar vários elevadores ao mesmo tempo;
- respeite o limite de peso indicado para o elevador. O excesso de lotação ou carga é perigoso e provoca o desgaste prematuro do equipamento;
- ao transportar cargas/objetos, evite fazê-lo em horário de movimento. Não bloqueie o fechamento das portas com os objetos transportados.
Se o elevador parar
- Fique calmo. O perigo não é imediato;
- acione o botão de alarme e use o interfone para pedir ajuda;
- peça para que chamem o zelador e, se necessário, a empresa responsável pela manutenção do equipamento ou os bombeiros pelo telefone 193;
- Aguarde com calma e ajude a acalmar as demais pessoas presas no elevador;
- se o elevador parar fora do nível do andar, não tente sair pela abertura. O equipamento pode voltar a funcionar no momento em que você estiver saindo.
Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina