PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (730 palavras)

EQUIPES DO CBMSC EM SÃO JOSÉ ATENDEM A DIVERSAS OCORRÊNCIAS RELACIONADAS A INCÊNDIO

Entre os dias 04 e 13 de janeiro as equipes do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10ºBBM), com sede em São José, atenderam a diversas ocorrências relacionadas a incêndio em residências, edifícios, galpões e veículos de passeio. 

Na quinta-feira, 04, as equipes que estavam de plantão nos caminhões Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-77 e ABTR-185) e na ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU-290) atuaram no combate a um incêndio em uma residência em Biguaçu. Foram necessários cerca de 6.000 litros de água para todo o combate.



Na sexta-feira, 05, foi a vez de combater um incêndio em uma residência também em Biguaçu, no bairro Boa Vista. No local, que era de difícil acesso, foi verificado que a casa estava tomada pelas chamas. Após avaliação inicial foi constatado que seria necessário montar uma adutora com duas linhas de ataque, uma direta no foco principal do incêndio e a outras nas áreas próximas para evitar a propagação para as residências vizinhas. Foram utilizados 8.000 litros de água para combate e rescaldo.



Na manhã de terça-feira, 09, a equipe de plantão que estava no ABTR-77 foi acionada para combater um incêndio, também em Biguaçu, no bairro Alto Biguaçu. No local foi constatado que o fogo já havia sido controlado pelo proprietário com o uso de um extintor. De acordo com o proprietário, o incêndio pode ter relação com uma descarga elétrica que ocorreu próximo ao fogão elétrico embutido. 



No mesmo dia, ainda pela manhã, a mesma equipe foi acionada para combater um princípio de incêndio em um veículo em Biguaçu. No local foi verificado que havia bastante fumaça saindo do motor. Foram utilizados cerca de 200 litros neste combate. Após o controle, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) assumiu a ocorrência.



Ainda no dia 09, houve o combate a um incêndio em uma residência no bairro Barra Clara, em Angelina. No local foi confirmado que o incêndio já havia sido controlado por populares, ficando a equipe do CBMSC focada no rescaldo da área queimada. Foram utilizados cerca de 2.000 litros. Durante o combate, o proprietário inalou fumaça, por isso foi conduzido antes da chegada dos bombeiros.



No final da noite de quinta-feira, 11, foi a vez de combater um incêndio em uma edificação comercial no bairro São Luiz em São José. Na chegada a equipe conduzida pelo vigilante até a sala onde o incêndio estava concentrado. Não havia vítimas e todos os disjuntores foram desligados. O edifício de alvenaria possui 400m² distribuídos em dois pavimentos. A sala afetada era utilizada como estúdio de telecomunicações e estava locada para terceiros. O foco foi identificado em uma tomada que estava conectada a um servidor da rede que estavam derretidos.



No sábado, 13, por volta das 22h, 05 viaturas foram acionadas para combate a um incêndio no bairro Ponte do Imaruim em Palhoça. No local foi confirmado se tratar de uma situação crítica, com chamas visíveis por todo o telhado e aberturas laterais do piso superior da edificação. Cerca de 9.000 litros foram utilizados para este combate.



No domingo, 14, por volta das 15h, um incêndio de grandes proporções em um galpão na área industrial de São José demandou o atendimento especializado das equipes do CBMSC. O galpão, que era de alvenaria, tinha cerca de 900m². Para o combate foram montadas duas linhas de ataque com o uso total de 50 mil litros de água para combate e rescaldo.

Em todos esses atendimentos a ação coordenada das equipes e a rápida resposta foram fundamentais para atender a sociedade com excelência.



Créditos:
Texto: estagiário Rafael Marques Fernandes De Souza
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193