Após a passagem de um ciclone pelo Rio Grande do Sul, com excesso de chuvas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para prestar apoio, no atendimento aos cidadão atingidos no estado vizinho.
A corporação catarinense foi autorizada a se deslocar, na quarta-feira, dia 06, pelo governador Jorginho Mello, após a solicitação de ajuda realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Parte dos integrantes chegaram na quarta-feira e recursos adicionais foram enviados nesta sexta-feira, 08, após análise da necessidade.
Os militares apresentaram-se na cidade de Lajeado, porém estão em atuação nas cidades de Muçum, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires e Encantado.
Foram empenhados bombeiros militares das equipes de Força-Tarefa de Itajaí, São José, Rio do Sul, Xanxerê e Tubarão, além da aeronave Arcanjo 01, do Batalhão de Operações Aéreas. Nesta sexta-feira foram encaminhados três binômios, dupla entre bombeiro militar e cão de busca: 3º sargento Jacques Douglas Romão e cão Bravo, de Blumenau; cabo Matheus Premoli e cão Bono, de Araranguá; cabo Genivan Küll e cão Nick, de Itapema.
Recursos empregados
32 bombeiros militares
01 helicóptero
03 cães de busca e resgate
05 embarcações
06 viaturas 4x4
01 caminhão 4x4
01 viatura F250, adaptada ao serviço de cães
01 mini-escavadeira
Os militares do CBMSC estão atuando em missões de ajuda humanitária, bem como de resgate de pessoas ilhadas, além de busca por desaparecidos.
O CBMSC demonstra solidariedade aos atingidos pelas chuvas.