As Seções de Atividades Técnicas (SATs) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina não contiveram esforços para iniciar regularizações nas edificações estaduais e municipais em suas circunscrições, no Planalto Norte de Santa Catarina. De outubro à dezembro de 2017, 25 Escolas Estaduais tiveram seus Projetos Preventivos Contra Incêndio e Pânico (PPCI) aprovados pelas SATs de Porto União e Canoinhas. Já no segundo semestre de 2018, as regularizações iniciaram com as escolas e edificações municipais.
O cronograma entregue pelo Setor de Planejamento da Prefeitura engloba quatro licitações até o segundo semestre de 2019 para a realização dos Projetos Preventivos Contra Incêndio e Pânico de edificações maiores, confecção de PPCIs pelo próprio Setor de Planejamento para edificações menores e/ou menos complexas, confecção de Relatórios Preventivos Contra Incêndio (RPCIs), com croquis, realizados em conjunto com um vistoriador Bombeiro Militar, e instalação dos sistemas vitais nas edificações.
A primeira etapa visa estabelecer e dimensionar os sistemas e medidas de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SCIP) nas edificações municipais até final de 2019. A segunda etapa contará com licitações para instalação dos sistemas e medidas de Segurança Contra Incêndio e Pânico (sistemas plenos), a qual terá um cronograma delineado ao término da primeira etapa.
No mês de Novembro, aprovou-se 6 PPCIs e 12 RPCIs em Canoinhas, incluindo Centros de Educação Infantil, Terminal Rodoviário, Centros de Assistência Social, Conselho Tutelar e Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas, a parceria entre os órgãos de fiscalização e segurança é importante para propiciar qualidade e segurança para a comunidade, em especial no que tange à área de Segurança Contra Incêndio e Pânico.
Créditos: 2º Tenente BM Nicole Ferreira Martins. Andrey Lehnemann - Jornalista.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina