PESQUISAR

Blog de Notícias

5 minutos para leitura (921 palavras)

Especial 93 anos: Conheça as principais áreas de atuação promovidas pelo CBMSC

Com nota superior à média no índice de confiança dos catarinenses, avaliado em 9,4, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) celebra 93 anos de trabalho atuando em diferentes áreas no atendimento aos cidadãos, em todo o Estado.

A pesquisa revela ainda que, entre 1.468 entrevistados que já acionaram o CBMSC, mais de 85% citaram ocorrências de urgência. Entre elas, a principal foi Atendimento Pré-Hospitalar (57,83%), seguido por por incêndio e resgate/salvamento, ambos com 12,9% cada.

O estudo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Marketing (Gepem) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro (2018/2019), demonstra que o atendimento a ocorrências de incêndios e acidentes ainda é o mais lembrado pelos cidadãos, mas o trabalho em tempo integral promovido por Bombeiros Militares, Civis Profissionais e Comunitários do CBMSC vai muito além das urgências mais comuns. Confira abaixo as principais áreas de atuação:

 

- Atendimento Pré Hospitalar: Atuação de primeira resposta em acidentes de trânsito, trabalho ou domésticos e estabilização da vítima para ser encaminhada ao hospital. Atendimento com técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e desengasgamentos em ocorrências de Obstrução de Corpo Estranho por Vias Aéreas (Ovace). Atuações com vítimas de traumatismo craniano, torácico e trauma em extremidades, entre outros.

APH

 

- Combate a Incêndio: Combate a incêndio estrutural e florestal. Atualizações e estudo constante sobre o comportamento do fogo em ambientes confinados, fase de ignição, crescimento, desenvolvimento e extinção das chamas. Os estudos são feitos com foco em fenômenos extremos, como flashover (tipo de ignição súbita generalizada) e backdraft (ignição explosiva).

IncendioEstrutural4


Em incêndios florestais, são empregadas técnicas para corte de árvores, queima controlada e contra fogo, entre outras, além da capacitação em legislações ambientais, prevenção e investigação das causas do incêndio.

IncendioVegetaçao4

 

- Resgate Veicular: Atendimento de vítimas (motoristas, motociclistas, pedestres ou ciclistas) em primeira resposta, com emprego de técnicas e equipamentos específicos. Ações simples e complexas de desencarceramento (retirada de pessoas presas nas ferragens) utilizando ferramentas hidráulicas como tesouras, cunha e cilindro expansor, além de equipamentos para estabilização.

 

ResgateVeicular


- Busca e Salvamento: Resgate de vítimas em ambientes aquáticos, incluindo águas rápidas (corredeiras), subaquáticas (mergulho), inundações e enxurradas. Atividades de condução naval, salvamento em altura, busca e resgate terrestre com cães, em estruturas colapsadas ou áreas de deslizamento.

BuscaResgateEstruturasColapsadas

 

- Manipulação de Insetos e Animais Peçonhentos: Manejo e captura de insetos, inclusive marimbondos e abelhas. Transporte de colmeias e ninhos, em meio urbano ou rural. Identificação de insetos e animais que apresentem risco à população, reconhecendo a importância de todos os seres vivos ao ecossistema. Manejo de animais peçonhentos (que possuem dentes ou ferrões para injetar veneno) e animais venenosos (onde o envenenamento é passivo).

ManejoInsetos

 

- Corte de Árvores: Corte de galhos ou árvores apenas em situação de risco para pessoas ou patrimônios, com a utilização adequada de técnicas e equipamentos. Aplicação da forma correta de corte e tombamento direcionado de árvores. Atuação realizada em conformidade com a legislação ambiental vigente.

CorteArvore3

 

- Segurança contra incêndio e perícia: Um importante ciclo operacional dos bombeiros, a perícia inclui as fases preventiva ou normativa, passiva ou estrutural, fase ativa ou combatente e investigativa ou pericial. As ações preventivas ocorrem em cumprimento a instruções normativas, preestabelecidas pelo CBMSC e aplicadas em condomínios, unidades comerciais e quaisquer estruturas que reúnam grande público. A atividade ainda compreende a conferência de itens de segurança como extintores, luminosos e sinalizadores para saídas de emergência, entre outros.


Vistoria

A fase investigativa ocorre após uma situação de incêndio, com finalidade de esclarecer os motivos do surgimento do sinistro, a ocorrência de propagação, surgimento de vítimas e respectivos prejuízos, para retroalimentação das demais fases do ciclo operacional.

Fiscalização

 

- Atendimento a emergências com produtos perigosos: Prevenção, controle e atendimento em emergências ambientais, com produtos que provoquem risco à vida, ao meio ambiente ou patrimônios. Atuação no reconhecimento das características físico-químicas, identificação dos produtos, descontaminação de equipamentos, resgate de vítimas, confinamento e contenção básica, monitoramento e emprego de técnicas para aterramento, interligação e transferência de produtos.

ProdutosPerigosos

 

As ações atendem ao regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco.

 - Resgate e transporte aeromédico: Transporte a vítimas de acidentes graves e deslocamento de órgãos para transplante, através de aeronaves do Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Resgate com equipes de médicos e enfermeiros do CBMSC e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Arcanjo

 

- Uso de drones (RPA - Remotely Piloted Aircraft): Domínio de aeronaves remotamente pilotadas, utilizadas em combate a incêndios estruturais ou florestais. Auxílio na localização de vítimas em áreas urbanas e rurais, incluindo rios e mares. Mapeamento de locais afetados por desastres, logística de ajuda humanitária, monitoramento de movimentação de massas, produção de mídias para a comunicação social e ações da Defesa Civil.

 

Drones3

 

- Educação Pública: Palestras em escolas, hospitais e demais instituições públicas ou privadas, para capacitação de funcionários e cidadãos sobre atendimento básico em primeiros socorros, entre outros. Campanhas preventivas e de doação de sangue, simulados e treinamentos.

 

Palestra

 

- Projetos Sociais: Bombeiro Comunitário, Brigadista Voluntário, Brigada Comunitária, Bombeiro da Melhor Idade, Bombeiro Juvenil, Bombeiro Mirim, Bombeiro Especial, Projeto Golfinho e Cadeira Anfíbia, entre outros.

Golfinho

 

- Tecnologia: Desenvolvimento de softwares para acesso gratuito ao público, como o Firecast Comunidade, Praia Segura e SOS Surdo, sendo este último o primeiro aplicativo do país para acionamento da comunidade surda ao atendimento de emergências.

 

 

Créditos: Texto: Mônica Andrade – Estagiária CCS CBMSC. Fotos: CBMSC.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193