O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) irá integrar as diversas ações do Governo do Estado na Estação Inverno. Neste momento, a corporação volta as atenções para a 34º Festa Nacional do Pinhão, que acontece em Lages, Serra Catarinense, e movimenta a região até o dia 02 de junho. O evento estima receber até 30 mil pessoas por dia, o que movimenta as estradas, rede hoteleira, casas de hospedagem, e também pode aumentar a incidência de acidentes relacionados ao frio.
Para a Festa do Pinhão, foram escalados mais bombeiros militares de Lages, tanto para o serviço operacional - que se intensifica junto ao aumento de turistas na região -, quanto à festa do Pinhão em si, que contará com uma base operacional da corporação dentro do Parque de Exposições Conta Dinheiro, com bombeiros militares, comunitários e viaturas em caso de necessidade. Além disso, a Segurança Contra Incêndio e Pânico também teve a atenção reforçada, e a regularização da Festa foi realizada junto à corporação para garantir a legalidade e a segurança do evento. O mesmo será feito para a 24º Festa Nacional da Maçã que ocorre entre os dias 06 e 08 de setembro.
Além do evento em si, a corporação se atenta para o movimento nas estradas, onde é comum aumentarem os acidentes de veículos por conta das baixas temperaturas que atraem uma grande quantidade de turistas. Nesta época do ano o fluxo de veículos nas rodovias é maior, especialmente na região serrana e no feriado de Corpus Christi, que se aproxima.
O CBMSC reforça que nenhum condutor deve ingerir bebida alcoólica antes de dirigir, que o uso de cinto de segurança é obrigatório para todos e, no caso das crianças, as cadeirinhas e assentos devem estar bem fixados ao banco para garantir maior segurança. Além, claro, de ter atenção e prudência em todo trajeto. Em caso de acidentes ou qualquer emergência, o cidadão deve procurar a corporação através do telefone 193.
Reforços operacionais ocasionais poderão ser executados nos municípios de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici e Urupema, de acordo com a demanda decorrente da previsão de frio intenso com possibilidade de neve e/ou grandes geadas que são fortes atrativos para turistas.
Acidentes domésticos no frio
Fogões a lenha e lareiras: mantenha em dia a limpeza e a manutenção dos dutos de ventilação, que não devem ficar em contato com madeira. Além disso, lembre-se de manter as lareiras e fogões a lenha afastados das paredes - sempre longe de cortinas e de tapetes de tecidos. Quando acender, sempre um adulto deve manter a vigilância sobre o fogo e mantê-lo fora do alcance de crianças, sempre sob controle.
Aquecedores: nunca ligue um aquecedor e deixe-o durante muito tempo conectado à rede elétrica. Estes equipamentos necessitam de grande carga de energia e podem sobrecarregar facilmente a rede se ligado por muito tempo. Além disso, faça a manutenção da rede elétrica da residência em si - que é mais usada no inverno por aquecedores e chuveiros elétricos -, bem como esteja com a manutenção dos equipamentos domésticos em dia.
Colheita do pinhão: essa atividade serve como complemento de renda para diversas famílias e, por isso, envolve muitas pessoas no processo, especialmente nas áreas rurais, entre os meses de abril e junho. Os procedimentos para essa colheita apresentam riscos e anualmente causam acidentes, até com registros de óbitos, sobretudo por queda de grandes alturas.
Em caso de emergência, não se arrisque, ligue 193.